Why study Physical Education at Cespu?
With multiprofessional and dynamic performance, in addition to several specialization possibilities, the CESPU Physical Education course is taught by qualified teachers, with the help of laboratories equipped for practical classes and aiming to train a highly efficient professional.
Take the first step towards the beginning of your career
- Bacharelado
- Presencial
- 08 períodos
- Portaria MEC de Autorização de Curso Nº 963, de 10 de novembro de 2022. Publicada no DOU Nº 214, de 11 de novembro de 2022.
PROGRAMA TALENTOS
DO FUTURO
Bolsas de 50% para a primeira turma.*
Investir em novos talentos é uma das missões da CESPU Europa no Brasil. Por isso, estamos oferecendo 500 bolsas de 50% para os alunos que ingressarem através do vestibular 2023.1.*
Uma oportunidade única de estudar em uma faculdade de alto nível, com network internacional e reconhecida pelo MEC.
Student profile
Our students graduate with qualifications to intervene academically and professionally in the fields of athletic and sports performance, prevention, promotion, protection and rehabilitation of health, cultural training, education and postural and motor reeducation, through the different categories of physical activities.
Proporcionamos aos nossos alunos:
- Alto padrão de ensino;
- Convênios com organizações desportivas;
- Oportunidade de intercâmbio na nossa matriz, em Portugal.
- Vivência em pesquisa com aplicação social e embasamento teórico, assim como atividades de extensão;
Infraestructure
Informações gerais do curso
COURSE COORDINATOR
Profa. Jeane Cavalcanti
Entry forms
In person
Transfer
ENEM
Online entrance exams
Course documents
OBJETIVOS DO CURSO
Bacharelado
Objetivo Geral
O Curso de Bacharelado em Educação Física da FACCE tem como finalidade formar profissionais qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente, em instituições públicas e privadas, que sejam multiplicadores de ações e atitudes positivas no que se refere à promoção de saúde e qualidade de vida, capacitados a exercer de forma diferenciada, crítica e integrada ações na área da saúde e educação.
Objetivos Específicos
Como objetivos específicos para o Curso de Bacharelado em Educação Física temos a formação de profissionais com competências e habilidades gerais que sejam capazes de:
Formar profissionais para atuar na promoção de saúde, avaliação e prescrição de exercícios, treinamento esportivo bem como na gestão e administração de atividades físicas nas áreas da Saúde e do Lazer, utilizando como elemento central à prática de atividades físicas, de caráter recreativo ou de rendimento;
Preparar profissionais orientados por valores éticos morais e sociais, próprios de uma sociedade plural, capazes de analisar a realidade social e atuar a partir da intervenção como agentes transformadores da mesma, nos âmbitos, estadual regional e nacional;
Oportunizar o desenvolvimento de competências que possibilitem ao egresso competências que possibilitem ao egresso a participação e intervenção em programas inter e multidisciplinares nas áreas da saúde, nos estágios atuais e seus valores emergentes na cultura do movimento humano.
Capacitar profissionais capazes de assessorar, analisar e operacionalizar políticas públicas e institucionais, bem como se inserir ativamente em equipes de trabalho multidisciplinares em diferentes campos da saúde, da educação, da cultura e do ambiente, através das atividades que caracterizam a especificidade da Educação Física;
Formar profissionais que acompanhem as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e áreas afins, para contribuir na socialização do conhecimento.
Formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento de projetos e programas comunitários que incentivem a prática de atividades físicas e a adoção de estilos de vida fisicamente ativos, para todos os grupos populacionais;
Estimular a criatividade, a produção científica e o pensamento reflexivo e ético do profissional a ser formado;
Contribuir para melhorar as condições de vida da região;
Oferecer à região maiores condições de desenvolvimento, a partir da melhoria das condições de saúde;
Identificar e contribuir através da captação de Recursos Humanos na solução dos problemas sociais relacionados à saúde;
Oferecer às empresas oportunidades de parceria em projetos voltados para o desenvolvimento da área da saúde, beneficiando a mão-de-obra local através da qualificação de Recursos Humanos no setor;
Suprir diferenciais existentes no mercado local e regional de profissionais qualificados, a atuar em vários segmentos da área de saúde e qualidade de vida;
Dominar recursos tecnológicos para promover, ampliar e diversificar as formas de intervenção profissional.
Licenciatura
Objetivo Geral:
O Curso de Licenciatura em Educação Física da FACCE é formar professores qualificados para agir, atuar, desenvolver e implementar a atividade docente expressa no trabalho pedagógico em diferentes campos de trabalho, mediado pelo objeto – práticas corporais, esportivas e do lazer.
Objetivos Específicos
Formar professores com uma consistente base teórica para a atividade docente no campo das práticas corporais, esportivas e do lazer, com capacidade de analisar a realidade atual e nela intervir como agente de transformação;
Formar professores com base unilateral, expressa em competências científicas, técnicas, pedagógicas, sociais, éticas, morais e políticas que significam, em última instância, a superação da formação unilateral e limitada ao mercado de trabalho;
Formar professores que dominem os processos lógicos, os meios, as técnicas e os métodos de produção do conhecimento científico na perspectiva de possibilitar o acesso e a socialização pública a todas as descobertas da ciência;
Formar professores que dominem os conhecimentos de sua atuação profissional e sejam capazes de compreender e enfrentar as questões referentes ao trabalho alienado capitalista a fim de sua superação por um trabalho de base emancipatória, solidária, em grupo, com autonomia e auto-organização para tomar decisões, bem como se responsabilizar pelas opções feitas;
Formar professores a partir de experiências sócio pedagógicas, possibilitando que os mesmos aprendam a refletir criticamente sua própria atuação e o contexto em que atuam, e que saibam interagir coletiva e cooperativamente na elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação de ações tanto com sua comunidade profissional, quanto com a sociedade em geral.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
PERFIL DO EGRESSO
Perfil do Egresso do Bacharelado
O Curso de Bacharelado em Educação Física da FACCE deverá assegurar a Formação Básica e Formação Específica de profissionais nas áreas específicas de sua atuação.
O Profissional do Curso de Bacharelado em Educação Física da FACCE deverá adquirir o domínio dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos de sua formação.
Por meio de uma formação acadêmica profissional generalista, humanista e crítica, deverá ser capaz de:
intervir acadêmica e profissionalmente nos campos do desempenho atlético e desportivo, na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, na formação cultural, da educação e reeducação postural e motora, através das diferentes categorias de atividades físicas;
gerenciar empreendimentos relacionados à programas de práticas nas diferentes categorias de atividades físicas;
gerenciar empreendimentos relacionados à programas de práticas nas diferentes categorias de atividades físicas.
Por meio dos conhecimentos científicos adquiridos, deverá participar de diferentes níveis de decisões na definição e operacionalização de políticas públicas e institucionais de sua área, sejam elas, relacionadas ao desempenho, à promoção a saúde, da qualidade de vida e no lazer, aplicando diferentes técnicas e procedimentos metodológicos próprios da educação física, nos campos onde ela atua, bem como estar apto a avaliar, diagnosticar e intervir nestes aspectos, de maneira ética e baseada no rigor científico e na compreensão do ser humano.
Perfil do Egresso da Licenciatura
O perfil do egresso para o Curso de Licenciatura em Educação Física da FACCE é de um caráter ampliado em educação física com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva pautada em princípios éticos, políticos, pedagógicos e com base no rigor científico, cuja intervenção profissional seja qualificada para o exercício de atividades profissionais nos diversos ambientes educacionais da educação física com base na atividade docente expressa no trabalho pedagógico, em diferentes campos de trabalho, mediado pelo objeto – práticas corporais, esportivas e do lazer.
Tais manifestações foram construídas historicamente pelo homem, em tempos e espaços determinados, sistematizados ou não e vem passando de geração em geração. Entendidas como um campo de estudo e ação profissional multidisciplinar, cuja finalidade é possibilitar a todos o acesso as construções culturais que foram acumuladas historicamente, e que possibilite a construção deste acervo compreendido como direito inalienável de todos os povos. E, com a singularidade dos povos amazônicos contextualizando a regionalidade, se consolide como parte importante do patrimônio histórico da humanidade e do processo de construção do sujeito coletivo.
De modo geral, visualiza-se um profissional que domine as seguintes competências globais:
científica, técnica, moral, ética, estética, política e pedagógica, manifestada na capacidade de atuar efetivamente na sociedade, trabalhando com atitudes de solidariedade, cooperação e respeito mútuo. Posicionando-se de maneira crítica, reflexiva, responsável e construtiva nos diversos espaços de atuação profissional;
Domínio dos elementos científicos de base em ciências sociais, humanas, naturais, tecnológicas, biológicas e da saúde de modo a contribuir para a formação humana emancipatória e onilateral, possibilitando que a educação física seja compreendida e analisada em todas as suas inter-relações;
uso de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir e compartilhar com as fontes de produção e difusão de conhecimentos e de tecnologias, bem como para qualificar a intervenção profissional;
Atitude ética e compromisso com a democratização da construção histórica no âmbito das práticas corporais, esportivas e do lazer;
capacidade de resolução de problemas concretos da prática profissional e da dinâmica das instituições afins, zelando pela aprendizagem e pelo desenvolvimento das pessoas envolvidas;
capacidade de relacionar as práticas corporais, esportivas e do lazer, nos diversos campos de trabalho, com os fatos, tendências, fenômenos da atualidade e com contexto daqueles que estão inseridos;
Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar programas de ensino, pesquisa e extensão, na cidade e no campo, nos diversos campos de atuação profissional;
Capacidade crítica e autônoma frente à literatura pertinente e os diversos tipos de produção dos conhecimentos;
Desenvoltura clara, adequada e objetiva das formas de comunicação escrita, verbal, não verbal e no fazer didático, de modo a conduzir e compartilhar adequadamente sua atividade profissional.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
As principais áreas que um profissional de Educação Física pode atuar são:
Licenciatura – ênfase nas práticas pedagógicas de ensino.
Na licenciatura, o profissional atuará através do ensino em escolas e colégios da educação infantil até o ensino médio, tanto da rede pública quanto do particular, promovendo a prática física, ensinando princípios de esportes e muito mais.
Condicionamento físico – trabalhará como personal trainer atuando em clubes, academias ou empresas, supervisionando o treinamento e direcionando seus clientes para que atinjam um objetivo específico.
Esportes – A área de esportes é uma das mais amplas para quem decide optar por educação física. Nela, o profissional se especializa em algum esporte ou modalidade. É possível trabalhar com natação, futebol, basquete, handball, lutas, dança, crossfit dentre muitos outros.
Reabilitação – Essa área está intimamente ligada à recuperação de pacientes que passaram por doenças ou problemas físicos. Pessoas com lesões corporais, que passaram por procedimentos cirúrgicos ou que precisam melhorar seu condicionamento também podem contar com esse profissional.
Performance – Nessa área, o profissional de educação física trabalha auxiliando aqueles que participam de competições de alta performance como bodybuilder ou outras áreas.
Lazer e recreação – Quem trabalha com a área de lazer e recreação pode atuar em hotéis, clubes, cruzeiros, pousadas e resorts, tanto no entretenimento dos hóspedes quanto em treinamentos ocasionais.
Gestão – atuar como gerentes de estabelecimentos esportivos ou ligados à busca por um estilo de vida mais saudável, como as academias.
Saúde – Sua atuação se dá em programas de Saúde, atenção primária, secundária e terciária em saúde, saúde coletiva, Núcleos de Saúde pública, NASF, hospitais, programas do governo Federal em parceria com os Municípios – Academias de saúde, Asilos e programas de Educação Física na saúde.
ESTRUTURA E CONCEPÇÃO CURRICULAR
CARGA HORÁRIA E PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO
Bacharelado
A duração mínima do Curso de Bacharelado em Educação Física da FACCE será de 2.560 horas somadas às 240 horas de atividades complementares e 640 horas de Estágio Supervisionado, totalizando 3.440 horas.
O Curso de Bacharelado em Educação Física está distribuído em 08 semestres, ao longo dos quais deverá ser cumprida uma carga horária total de 3.440 horas. Esta carga horária está distribuída em disciplinas de formação geral, de formação básica, de formação profissionalizante e específica, estágio supervisionado e em outras atividades (trabalho de conclusão de curso e atividades complementares).
O tempo mínimo de conclusão do curso é de 4 anos e o tempo máximo é de 6 anos.
Licenciatura
A duração mínima do Curso de Licenciatura em Educação Física da FACCE será de 2.560 horas somadas às 240 horas de atividades complementares e 640 horas de Estágio Supervisionado, totalizando 3.440 horas.
O Curso de Licenciatura em Educação Física está distribuído em 08 semestres, ao longo dos quais deverá ser cumprida uma carga horária total de 3.440 horas. Esta carga horária está distribuída em disciplinas de formação geral, de formação básica, de formação profissionalizante e específica, estágio supervisionado e em outras atividades (trabalho de conclusão de curso e atividades complementares).
Caso o aluno opte em fazer o Bacharelado e Licenciatura, deverá fazer o núcleo comum aos dois cursos, que corresponde do primeiro ao quarto período, e fazer, também, o núcleo específico de cada modalidade, aumentando a carga horária em mais 1.600 horas, integralizando o curso tanto de Licenciatura como Bacharelado, em 6 anos, 12 períodos.
O tempo mínimo de conclusão do curso é de 6 anos e o tempo máximo é de 9 anos.
Curriculum
Know the planning of subjects for training in each period of Physical Education
DISTRIBUIÇÃO POR SEMESTRE
- FORMAÇÃO BÁSICA/ NÚCLEO COMUM
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
01 | Anatomia Humana I | 80 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
02 | Fundamentos da Educação Física | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
03 | Crescimento, envelhecimento e desenvolvimento humano | 80 h/l | 60 h/l | 20 h/l |
04 | Organização e gestão na E. e nos Desportos | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
05 | Recreação e Lazer | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
06 | Futsal | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
07 | Fisiologia humana | 80 h/l | 60 h/l | 20 h/l |
Atividades Integradoras I | 40 h/l | —— | 40 h/l | |
Total: 430 h/l | 260 h/l | 140 h/l |
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
08 | Handebol | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
09 | Anatomia Humana II | 80 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
10 | Bioquímica aplicada ao Exercício | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
11 | Metodologia da pesquisa em Educação Física | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
12 | Psicologia do Esporte | 80 h/l | 80 h/l | ——— |
13 | Ginástica Geral | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
14 | Fisiologia do Exercício | 80 h/l | 60 h/l | 20 h/l |
Atividades Integradoras II | 40 h/l | —- | 40 h/l | |
Total: 440 h/l | 280 h/l | 160 h/l |
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
15 | Atividade Física na Promoção de saúde | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
16 | Voleibol | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
17 | Cinesiologia e Biomecânica aplicada a Educação Física | 80 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
18 | Aprendizagem e desenvolvimento motor | 80 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
19 | Dança e manifestações culturais | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
20 | Basquete | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
21 | Medidas e Avaliação e Educação Física e Esportes | 80 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Atividades Integradoras III | 40 h/l | —– | 40 h/l | |
Total: 440 h/l | 200 h/l | 240 h/l |
Nº. Seq. |
Denominação da Disciplina |
Carga Horária |
Teórica |
Prática |
22 |
Treinamento desportivo |
80 h/l |
40 h/l |
40 h/l |
23 |
Futebol de Campo |
40 h/l |
20 h/l |
20 h/l |
24 |
Educação Física Adaptada |
80 h/l |
40 h/l |
40 h/l |
25 |
Administração e Marketing esportivo |
40 h/l |
40 h/l |
——— |
26 |
Ética e Legislação profissional na Educação Física |
40 h/l |
40 h/l |
——— |
27 |
Bioestatística aplicada a Educação Física |
40 h/l |
40 h/l |
——— |
28 |
Nutrição aplicada atividade física |
80 h/l |
60 h/l |
20 h/l |
Atividades Integradoras IV |
40 h/l |
—– |
40 h/l |
|
Total: 440 h/l |
280 h/l |
160 h/l |
DISTRIBUIÇÃO POR SEMESTRE
- FORMAÇÃO BACHARELADO/ NÚCLEO ESPECÍFICO
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
29 | Estágio Curricular 1 – Esportes | 160 h/l | ——— | 160 h/l |
30 | Ginástica laboral | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
31 | Atividades Físicas em Academias de Ginástica | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
32 | Musculação | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
33 | Dimensões biopsicossocial da atividade física, da cultura e do lazer | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
34 | Metodologia do jogo | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
35 | Esporte e Aventura | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Atividades Complementares | 30 h/l | |||
Total: 430 h/l | 140 h/l | 260 h/l |
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
36 | Estágio Curricular 2 – Atividades física, recreação, saúde e lazer | 160 h/l | ——— | 160 h/l |
37 | Atividades aquáticas | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
38 | Ginástica Postural e Reabilitação Física | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
39 | Atividade Física para grupos especiais | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
40 | Políticas públicas em saúde | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
41 | Espiritualidade e Saúde em Educação Física | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
42 | Atividades Físicas e Esportivas na infância e na Adolescência | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Atividades Complementares | 30 h/l | |||
Total: 430 h/l | 140 h/l | 260 h/l |
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
43 | Estágio Curricular 3 – Atividade física na Saúde Pública | 160 h/l | ——— | 160 h/l |
44 | TCC 1 | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
45 | Tópicos avançados 1 | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
46 | Emergências e prevenção acidentes em atividades físicas | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
47 | Atletismo | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
48 | Treinamento personalizado | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
49 | Modalidades de flexibilidade e mobilidade articular | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Atividades Complementar | 30 h/l | |||
Total: 430 h/l | 140 h/l | 260 h/l |
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
50 | Estágio 4 – Atividades físicas em ambientes corporativos | 160 h/l | ——— | 160 h/l |
51 | TCC 2 | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
52 | Tópicos avançados 2 | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
53 | Práticas integrativas complementares em saúde aplicada a Educação Física | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
54 | Lutas | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
55 | Educação Física na terceira idade | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
56 | Massagem Desportiva | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Atividades Complementares | 30 h/l | |||
Total: 430 h/l | 140 h/l | 260 h/l |
Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
Libras | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Informática e novas tecnologias na Educação Física | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Sustentabilidade Ambiental aplicada a Educação Física | 40 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
DISTRIBUIÇÃO POR SEMESTRE
- FORMAÇÃO LICENCIATURA/ NÚCLEO ESPECÍFICO
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
29 | Estágio Curricular 1 – Educação infantil/anos iniciais ensino fundamental | 160 h/l | ——— | 160 h/l |
30 | Psicologia da Educação | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
31 | Didática Geral | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
32 | Estrutura e funcionamento da Educação básica | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
33 | Introdução a Educação | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
34 | Prática de Ensino I -Introdução à docência | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
35 | Metodologias de Ensino das Atividades Aquáticas | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Atividades Complementares | 30 h/l | |||
Total: 430 h/l | 200 h/l | 200 h/l |
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
36 | Estágio Curricular 2 – Anos finais ensino fundamental | 160 h/l | ——— | 160 h/l |
37 | Didática aplicada a Educação Física | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
38 | Educação Física Infantil | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
39 | Metodologia do ensino de danças brasileiras | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
40 | Avaliação em Educação Física | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
41 | Met. do Ensino das lutas | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
42 | Prática de Ensino II – Integração Escola e Comunidade | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Atividades Complementares | 30 h/l | |||
Total: 430 h/l | 120 h/l | 280 h/l |
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
43 | Estágio Curricular 3 – Ensino Médio, EJA, Educação no Campo | 160 h/l | ——— | 160 h/l |
44 | TCC 1 | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
45 | Tópicos avançados 1 | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
46 | Capoeira | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
47 | Metodologia do ensino Atletismo | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
48 | Políticas Educacionais | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
49 | Saúde e Educação Física Escolar | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Atividades Complementares | 30 h/l | |||
Total: 430 h/l | 160 h/l | 240 h/l |
Nº. Seq. | Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
50 | Estágio Curricular 4 – ONG’s, movimentos sociais, instituições de caráter sociais não escolar, projetos ou programas institucionais em ações e eventos culturais consolidados. | 160 h/l | ——— | 160 h/l |
51 | TCC 2 | 40 h/l | 40 h/l | ——— |
52 | Tópicos avançados 2 | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
53 | Higiene e primeiros socorros | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
54 | Prática de Ensino III – projetos, reflexões e trajetória das práxis | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
55 | Espiritualidade e Saúde em Educação Física | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
56 | Libras | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Atividades Complementares | 30 h/l | |||
Total: 430 h/l | 140 h/l | 260 h/l |
Denominação da Disciplina | Carga Horária | Teórica | Prática |
Informática e novas tecnologias na Educação Física | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Práticas integrativas complementares em saúde aplicada a Educação Física | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Sustentabilidade Ambiental aplicada a Educação Física | 40 h/l | 20 h/l | 20 h/l |
Take the first step towards the beginning of your career!
Mensalidade
Com a bolsa de 50% do Programa Talentos do Futuro*Curso de Educação Física CESPU Europa
Campus Pernambuco
-
Laboratórios inovadores e bem equipados
-
Professores com alta qualificação
-
Network internacional
*Oferta não-cumulativa, exclusiva para alunos que ingressarem na seleção 2023.1, sujeita à disponibilidade de vagas, válida por tempo limitado e indisponível para estudantes do FIES e do PROUNI.
**Mensalidades pagas após o dia 5 de cada mês terão o valor de R$ 675,00.
Venha estudar na CESPU com a bolsa do FIES
O FIES agora é aceito como forma de pagamento. Assim você consegue financiar seu curso e só precisará pagar quando se formar.
Location
Faculdade CESPU Europa
Estr. da Batalha, 1200 – Jaboatão dos Guararapes – PE, 54313-570