Graduação

Psicologia

Por que estudar Psicologia na CESPU?

Com o aumento da busca de profissionais na área da saúde mental e tamanha diversidade nas possibilidades de atuação, o profissional de Psicologia precisa de uma formação qualificada e ampla. No curso de Psicologia da CESPU, nossos alunos contam com docentes de alto nível e ambientes desenvolvidos para uma excelente experiência prática, e preparados para atuar no mercado nacional e internacional.

Dê o primeiro passo para o início da sua carreira!

Portaria MEC de Autorização de Curso Nº 963, de 10 de novembro de 2022. Publicada no DOU Nº 214, de 11 de novembro de 2022.

Perfil dos estudantes

Nossos estudantes saem formados com um conhecimento teórico sólido, embasados nos princípios éticos e científicos. Mantendo em mente o foco do comprometimento em relação a formação humana de forma democrática, fortemente comprometida com os problemas sociais, com a melhoria da qualidade de vida e da dignidade do ser humano.

Proporcionamos aos nossos alunos:

  • Alto padrão de ensino;
  • Convênios com hospitais, clínicas especializadas e instituições de Saúde;
  • Oportunidade de intercâmbio na nossa matriz, em Portugal.
  • Vivência em pesquisa com aplicação social e embasamento teórico, assim como atividades de extensão;
  • Oportunidade para revalidação do seu diploma brasileiro, ao final do curso, desenvolvendo uma formação complementar para adquirir o título português.

Infraestrutura

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Informações gerais do curso

COORDENADORA

Profa. Sandra Farias

  • Doutora em Psicologia (Psicologia Social) Ufpb/J.P.;
  • Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008)
  • Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005);
  • Psicóloga Hospitalar no Hospital Barão de Lucena;
  • Docente na área de Psicologia e afins;       
  • Preceptora de estágio em Psicologia Hospitalar, em Saúde Mental e na Clínica/Consultório na abordagem da Psicanálise.
  • Experiência na área de gestão atuando como Coordenadora de curso e Coordenadora Adjunta de Curso;
  • Supervisora Técnica – Coordenadora de Clínica-Escola;
  • Coordenadora de Estágios.
  • Ênfase de atuação Psicologia Clínica – Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, Psicologia da saúde, morte, Cuidados Paliativos e subjetividade.

Documentos do curso

OBJETIVOS DO CURSO

 

Objetivo Geral 

 

O curso de psicologia da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL- FACCE tem como objetivos:

⮲ propiciar e garantir ao aluno, futuro profissional uma formação generalista, que implica em domínio e visão crítica dos processos básicos, teorias e sistemas em psicologia, garantindo-lhe a capacidade para atuar como profissional e como pessoa;

⮲ desenvolver nos alunos o domínio integrado de habilidades e competências que constituem o perfil do psicólogo brasileiro;

⮲ capacitar o aluno para atuar profissionalmente em instituições, organizações e comunidades, de forma a explicitar uma presença humana e cristã no mundo do trabalho.

 

Objetivos Específicos 

 

Como objetivos específicos, para o Curso de Psicologia, temos a formação de profissionais com competências e habilidades gerais que sejam capazes de:

⮲ promover o desenvolvimento e a construção do conhecimento científico em psicologia de uma maneira ética, criativa, integrada e produtiva;

⮲ levar o aluno, futuro profissional a reconhecer as diferentes tendências  e concepções teóricas em psicologia, considerando as peculiaridades de contextos históricos, ontológicos e dos campos de aplicações;

⮲ instrumentalizar o aluno para articular a psicologia com os seus fundamentos biológicos, socioculturais, filosóficos, antropológicos;

⮲ fortalecer o conhecimento teórico e científico da psicologia através da prática dos laboratórios, das atividades práticas e das práticas de estágios supervisionados (nível básico e específico);

⮲ fomentar e estimular no aluno a busca de uma formação continuada;

⮲ assegurar junto ao aluno, em nível teórico e prático, o domínio de políticas e práticas de penetração no contexto social e de intervenção transformadora nesse contexto.

 

 

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

 

Perfil do Egresso 

 

Os psicólogos graduados pela FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE devem, ao final do curso, apresentar as seguintes características:

⮲formação humana, democrática, fortemente comprometida com os problemas sociais, com a melhoria da qualidade de vida e da dignidade do ser humano;

⮲formação teórica sólida (conhecimento e domínio de teorias, sistemas, métodos e técnicas da psicologia e disciplinas afins), fortemente embasada em princípios éticos e científicos;

⮲capacidade de diagnóstico e intervenção, de forma ética e científica, na realidade que se lhe apresenta;

⮲capacidade de contribuir, com seus sólidos conhecimentos teórico e prático, para a construção da psicologia enquanto ciência e profissão;

⮲capacidade de utilizar a prática como método crítico de reformulação teórica e profissional;

⮲capacidade de identificar os fundamentos filosóficos, epistemológicos,  as diferentes concepções de psicologia e os limites do conhecimento psicológico;

⮲capacidade de recorrer à métodos e técnicas da psicologia para análise de situações e contextos específicos, considerando suas implicações socioeconômicas e culturais, de modo a intervir nessa realidade;

⮲capacidade de atuar em equipes multiprofissionais e colaborar com profissionais de áreas afins;

⮲assumir o compromisso do próprio aprimoramento científico e  profissional de forma sistemática e continuada;

⮲engajar-se nas associações profissionais da classe e nas lutas pela melhoria da inserção e atuação profissional.

 

Coerência do Currículo com os Objetivos do Curso

 

O curso oferece um conjunto de disciplinas teóricas, atividades práticas e estágios supervisionados que respondem aos objetivos gerais e específicos propostos pelo curso, tais como: teorias e sistemas psicológicos; processos psicológicos básicos e outras,  disciplinas em ênfases curriculares específicas envolvendo formas próprias de intervenção na realidade; estágio em práticas clínicas, em educação e compromisso social e em saúde mental e prevenção, entre outras muitas. Ressaltam-se aqui os projetos comunitários que serão desenvolvidos em campos emergentes, tais como, delegacia da mulher, unidades básicas de saúde, brinquedotecas, conselho tutelar, hospitais, caps (centro de atendimento psicossocial) dentre outros, todos esses vinculados à prática dos estágios e a trabalhos práticos curriculares. O curso também propiciará ao aluno um atendimento psicológico psicoterápico diferenciado na medida em que manterá convênio com psicólogos da região para atendimento clínico a alunos “em crise”, o que possibilita ao aluno avaliar-se continuamente como pessoa e como profissional.

Destaca-se nesse contexto de integração entre o currículo e os objetivos do curso a existência e prática dos laboratórios. Todos sedimentam os conhecimentos teóricos e práticos necessários à prática da psicologia e fundamentam a integração da psicologia, enquanto ciência e profissão, com áreas e disciplinas afins.

Ainda dentro desse processo integrativo salienta-se a importância de atividades interdisciplinares e articuladas com outras áreas e cursos, como palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, atividades culturais e atividades para a comunidade, recebendo na FACCE o público participante e comunidade para a realização destas atividades. Trata-se de eventos multiprofissionais e interdisciplinares. Todas as atividades que serão desenvolvidas pelo curso e pelos alunos da psicologia serão planejadas interdisciplinarmente e integradas ao currículo como um  todo.

 

Coerência do Currículo com o Perfil Desejado do Egresso

 

A organização curricular do Curso de Psicologia da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE, em seus aspectos teóricos e práticos, propiciará ao aluno a aquisição de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que se encontram expressos no perfil do egresso. Com relação aos conteúdos conceituais que possibilitam uma formação sólida embasada em princípios científicos, teorias, métodos e técnicas no campo da psicologia e áreas afins, destacamos a presença das disciplinas vinculadas às bases biológicas, antropológicas e filosóficas da psicologia; a presença das disciplinas relacionadas às teorias do desenvolvimento, da personalidade e da psicopatologia; às disciplinas vinculadas aos processos básicos; às disciplinas de aplicação da psicologia em contextos diversificados, tais como, escola, instituições, empresas, saúde, considerando em todas elas a articulação com os objetivos, competências e habilidades dos eixos aos quais pertencem.

Com relação aos conteúdos procedimentais que garantem a capacidade de intervenções articuladas com a realidade em uma perspectiva multiprofissional, e o uso de métodos e técnicas para análise e intervenção em situações e contextos específicos, contribuem curricularmente as disciplinas vinculadas aos eixos de fundamentos de investigação científica, de avaliação e intervenção psicológica, de formação profissionalizante nas ênfases curriculares.

Quanto aos conteúdos atitudinais que perpassam todo o currículo, e que possibilitam uma formação democrática, humana, compromissada com a qualidade de vida e a dignidade do ser humano, sempre pautada na ética e na contribuição ao desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão, contribuem as disciplinas (contextos teóricos e práticos) dos eixos de fundamentos filosóficos, epistemológicos, históricos da psicologia; da psicologia e contextos sociais.

Articulam-se também com o perfil do egresso, os estágios curriculares supervisionados através das diferentes ênfases ofertadas, os eventos propiciados pelo curso, as semanas culturais integradas aos demais cursos da IES, incluindo os grupos de pesquisa que serão criados, voltados para o desenvolvimento humano e saúde mental, para o desempenho acadêmico e metodologias aplicadas, e violências nas escolas.

 

Coerência do Curso com as Diretrizes Curriculares Nacional do Curso de Psicologia

 

O currículo do Curso de Psicologia da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE foi estruturado com base nas orientações e determinações das DCNs no que tange aos aspectos pedagógicos, organizacionais e de formação profissional, como se descreve abaixo.

O curso tem uma carga horária total de 4.080 horas (formação de psicólogo), sendo que 15% (600 horas) correspondem a pratica dos estágios supervisionados. O conjunto das horas teóricas (3.280) é distribuído ao longo dos cinco anos do curso, semestralmente através de um conjunto de disciplinas com carga/horária de 40 horas ou 80 horas. Em cada disciplina do curso, 20% da carga horária disciplinar correspondem a atividades práticas planejadas e orientadas pelo professor. Como as disciplinas são alocadas em eixos estruturantes, a possibilidade de interdisciplinaridade e flexibilidade curricular se faz possível, visto que cada eixo agrega as suas disciplinas em torno de objetivos, competências e habilidades comuns.

Os conteúdos teóricos fundamentam e preparam o aluno para as práticas do estágio subdividido em dois núcleos, a saber: o básico (200 horas) realizado no terceiro ano do curso direcionado para a prática de observação, aprendizagem, desenvolvimento e diagnóstico social; o específico ou profissionalizante (400 horas) realizado no decorrer do quarto e quinto anos do curso, dentro das ênfases ofertadas: práticas clínicas, educação e compromisso social, saúde mental e prevenção.

Reforçam, ainda, o currículo a valorização de atividades complementares, tais como: semanas culturais, visitas técnicas, a jornada de psicologia, participação em congressos e atividades afins, na medida em que não são obrigatoriedade como orienta as DCNs , e sim um acréscimo e incentivo à formação do futuro profissional.

As diretrizes curriculares propõem uma formação generalista ao psicólogo, embora orientada por diretrizes e eixos curriculares que se articulam com a realidade do contexto onde o curso se insere, e com o conjunto de teorias, métodos e técnicas que sustentam a psicologia enquanto ciência e profissão. Nesse sentido, o curso de psicologia da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE oferece ênfases direcionadas para a realidade regional, com especial destaque para os processos de educação, saúde, prevenção e compromisso social, elementos básicos constitutivos de nossa realidade. Nos eixos curriculares ofertados encontram-se presentes as teorias (da personalidade, do desenvolvimento, da psicopatologia, das práticas clínicas) métodos (de investigação científica, de diagnóstico de avaliação psicológica) e técnicas (de observação, de entrevista, de avaliação psicológica, de investigação científica), tradicionais e emergentes. Complementam esses conhecimentos os eixos que se reportam a áreas afins da psicologia (biológicas filosófico-epistemológicas, estatísticas, sociológico-antropológicas).

A prática dos estágios também se encontra consolidada com as orientações das diretrizes curriculares (artigos 20, 21 e 22), na medida em que o curso oferta uma prática de estágio do núcleo básico, terceiro ano do curso, orientada para a realização de práticas observacionais e interventivas em diferentes contextos, utilizando os conhecimentos de teorias, métodos e técnicas obtidos ao longo desses três primeiros anos, totalizando 200 horas. A prática de estágio profissionalizante ocorre nos últimos dois anos do curso dentro das ênfases ofertadas, totalizando 400 horas. O estágio na ênfase em práticas clínicas é obrigatório para todos os alunos, sendo as demais ênfases optativas (educação e compromisso social, saúde mental e prevenção). O aluno deverá escolher uma das duas ênfases optativas e cursar as disciplinas e estágios.

 

 

EIXOS ESTRUTURANTES: NÚCLEO BÁSICO E NÚCLEO PROFISSIONALIZANTE

 

O núcleo básico mais o núcleo profissionalizante prevê o desenvolvimento de competências e habilidades para a compreensão e aplicação dos eixos estruturantes que dão sustentação à concepção do curso. Os eixos estruturantes são os seguintes:

Eixo 1: fundamentos filosóficos, epistemológicos, históricos e conceituais da psicologia;

Eixo 2: processos psicológicos básicos;

Eixo 3: fundamentos metodológicos para investigação científica; 

Eixo 4: procedimentos de avaliação e intervenção psicológicas;

Eixo 5: bases biológicas da psicologia;

Eixo 6: psicologia e contexto social;

Eixo 7: áreas de aplicação da psicologia;

Eixo 8: formação profissional e ênfases curriculares.

 

Os eixos objetivam mostrar que a proposta do curso contempla um conjunto de fundamentos e instrumentos básicos em psicologia e as interfaces com as ciências afins.

 

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL 

 

O Psicólogo pode atuar em consultórios, clínicas ou serviços públicos e particulares, em equipes de saúde pública (PSF), em serviços de home care, em consultórios próprios, ou ainda em hospitais e demais entidades.

 

 

ESTRUTURA E CONCEPÇÃO CURRICULAR

 

Carga Horária e Período de Integralização do Curso 

 

A duração mínima do Curso de Psicologia da FACCE para Formação de Psicólogo será de 4.080 horas, já inclusas as 200 horas de atividades complementares, e para a Licenciatura em Psicologia será de 4.720 horas, também já inclusas as 200 horas de atividades complementares.

O Curso de Psicologia está distribuído em 10 semestres, ao longo dos quais deverá ser cumprida uma carga horária total de 4.080 horas para Formação de Psicólogo e 4.720 horas para Licenciatura em Psicologia. Esta carga horária está distribuída em disciplinas de formação geral, de formação básica, de formação profissionalizante e específica, estágio supervisionado e em outras atividades (trabalho de conclusão de curso e atividades complementares). 

O tempo mínimo de integralização do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Psicologia é de 05 (cinco) anos e o máximo de 07 (sete) anos.

Grade Curricular

Conheça o planejamento de matérias para a formação em cada período de Psicologia