Graduação
Fisioterapia
Por que estudar Fisioterapia na CESPU?
Com ampla diversidade na área de profissionalização e um mercado rico para desenvolver uma carreira promissora, o profissional de Fisioterapia deve apresentar um perfil generalista, espírito crítico, inovador e com consciência cidadã. O curso de Fisioterapia da CESPU tem como objetivo uma formação centrada em uma visão de assistência ampla, nos vários níveis de atenção à saúde, e possui docentes qualificados e laboratórios equipados para as atividades práticas serem desenvolvidas desde os primeiros semestres do curso. Além disso, o profissional de Fisioterapia estará apto a atuar de forma excelente no mercado nacional e internacional.
Dê o primeiro passo para o início da sua carreira!
- Bacharelado
- Presencial
- 10 períodos
Portaria MEC de Autorização de Curso Nº 963, de 10 de novembro de 2022. Publicada no DOU Nº 214, de 11 de novembro de 2022.
Perfil dos estudantes
Nossos estudantes saem formados com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Sendo capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades.
Proporcionamos aos nossos alunos:
- Alto padrão de ensino;
- Convênios com hospitais, clínicas especializadas e instituições de Saúde;
- Oportunidade de intercâmbio na nossa matriz, em Portugal.
- Vivência em pesquisa com aplicação social e embasamento teórico, assim como atividades de extensão;
- Oportunidade para revalidação do seu diploma brasileiro, ao final do curso, desenvolvendo uma formação complementar para adquirir o título português.
Infraestrutura
Matricule-se agora e garanta essa oportunidade imperdível:
Bolsa de 50% no curso todo*
- Laboratórios inovadores e bem equipados
- Práticas desde o primeiro período
- Professores mestres e doutores
- Curso 100% presencial
- Network internacional
*Oferta não cumulativa, válida por tempo limitado
*Bolsa atrelada a pontualidade no pagamento
*Consulte as condições via WhatsApp
Venha estudar na CESPU com o FIES!
O FIES agora é aceito como forma de pagamento. Assim você consegue financiar seu curso e só precisará pagar quando se formar.
Informações gerais do curso

COORDENADOR
Prof. Dr. Donato Júnior
- Doutorado em Saúde Integral pelo IMIP/HCP.
- Mestrado em Terapia Intensiva pela CES/SOPECC.
- Título de especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva no Adulto pela ASSOBRAFIR/ COFFITO.
- Especialização em Fisioterapia Intensiva pela UNICAP.
- Especialização em Docência do Ensino Superior pela FATEC.
- Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
- Fisioterapeuta plantonista intensivista: Hospital Correia Picanço, Hospital do Tricentenário e Hospital de Câncer de Pernambuco.
- Docente de graduação e pós-graduação nas áreas: Saúde Pública; Epidemiologia; Terapia Intensiva; Infectologia; Oncologia.
Formas de ingresso
Documentos do curso
Projeto Pedagógico do Curso
Objetivos do Curso
Objetivo Geral
O Curso de Bacharelado em Fisioterapia da FACCE tem o propósito de formar profissionais fisioterapeutas generalistas, aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde (prevenção, promoção e reabilitação) com uma visão ampla e global; o profissional deve respeitar os princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade com o objetivo de preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade dos órgãos, sistemas e funções; deve ser um profissional voltado ao desenvolvimento científico e apto a adquirir por sua iniciativa informações que possam garantir uma educação continuada e permanente.
Objetivos Específicos
Como objetivos específicos para o Curso de Fisioterapia temos a formação de profissionais com competências e habilidades gerais que sejam capazes de:
Ter conhecimentos em diversos níveis de atenção à saúde para atuar na promoção, prevenção e reabilitação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o com atitudes bioéticas de sigilo profissional e atendimento incondicional, em emergências;
Atuar inter e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, suas famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias ético-deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger as técnicas, recursos e condutas fisioterapêuticas apropriadas para o tratamento, estabelecendo prognósticos, reavaliações de condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
Prestar esclarecimentos, redimir dúvidas e orientar o indivíduo e seus familiares na sequência do processo terapêutico;
Desenvolver e executar projetos de pesquisa que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido;
Pensar sua profissão e atuação profissional de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional.
Perfil Profissiográfico
Perfil do Egresso
O Curso de Fisioterapia da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE tem como perfil do egresso o profissional “fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas ou cinético- funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação”.
Bases Socioculturais
As ações curriculares e a matriz curricular do Curso de Fisioterapia estarão sempre voltadas de forma a contemplar a integração de vários aspectos como biopsicossociais, culturais, filosóficos e epidemiológicos para atender aos anseios da classe profissional e da sociedade. Também é necessário que essas ações estejam voltadas para as políticas de saúde das comunidades locais, que por sua vez serão norteadas pelas metas da educação e do trabalho.
Bases Institucionais
Para que a FACCE possa formar um profissional com o perfil já delineado mantendo um alto padrão de qualidade e os princípios da ética e bioética, é necessário que sejam criadas condições que permitam o desenvolvimento das habilidades e competências com a otimização do exercício pleno da profissão.
Ao definirmos projeto como um processo que tem ou terá soluções para necessidades presentes ou futuras, este projeto deve ser sempre norteado por ideias que atendam estes objetivos. A ideia fundamental é aquela que preconiza que antes de atendermos um curso ou uma ies, estaremos voltados para uma instituição social, onde deve haver a globalização, a articulação com outros setores e a interdisciplinaridade.
Após a definição das diretrizes curriculares há a expectativa de aprovação dos padrões mínimos de qualidade para os cursos de fisioterapia, que englobam um conjunto de definições sobre princípios, fundamentos e padrões referentes à formação do fisioterapeuta. Esses são expressos pela câmara de educação superior, que orienta as instituições de ensino superior na elaboração, desenvolvimento e avaliação dos seus programas de ensino.
Campos de Atuação Profissional
O fisioterapeuta pode atuar em consultórios, clínicas ou serviços públicos e particulares, em equipes de saúde pública (PSF), em serviços de home care, em consultórios próprios, ou ainda em hospitais e entidades que prestam Assistência às pessoas portadoras de deficiências. Além disso, pode atuar, também, em projetos ergonômicos e em ambientes de trabalho, assim como em entidades desportivas e de atendimento a idosos e outros grupos especiais.
Estrutura e concepção curricular
Carga Horária e Período de Integralização do Curso
A duração mínima do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da FACCE será de 4.200 horas, já inclusas as 100 horas de atividades complementares e 800 horas de Estágio Supervisionado.
O Curso de Bacharelado em Fisioterapia está distribuído em 10 semestres, ao longo dos quais deverá ser cumprida uma carga horária total de 4.200 horas. Esta carga horária está distribuída em disciplinas de formação geral, de formação básica, de formação profissionalizante e específica, estágio supervisionado e em outras atividades (trabalho de conclusão de curso e atividades complementares).
O Curso terá tempo mínimo de integralização de 05 (cinco) anos e o máximo de 07 (sete) anos.