Why study Dentistry at Cespu?

With a wide diversity in the area of professionalization and a rich market to develop a promising career, training in Dentistry needs to train professionals of excellence to enter the opportunities. The CESPU Dentistry course is taught by qualified professors and with the help of laboratories equipped for practical classes in order to train a highly efficient professional.

Take the first step towards the beginning of your career!

PROGRAMA TALENTOS
DO FUTURO

Bolsas de 50% para a primeira turma.*

Investir em novos talentos é uma das missões da CESPU Europa no Brasil. Por isso, estamos oferecendo 500 bolsas de 50% para os alunos que ingressarem através do vestibular 2023.1. *

Uma oportunidade única de estudar em uma faculdade de alto nível, com network internacional e reconhecida pelo MEC.

Student profile

Our students graduate with the ability to develop actions for the prevention, promotion, protection and rehabilitation of dental health, both individually and collectively, systematically evaluating and deciding the most appropriate conduct, based on scientific evidence.

Proporcionamos aos nossos alunos:

  • Alto padrão de ensino;
  • Convênios com hospitais, clínicas especializadas e instituições de Saúde;
  • Oportunidade de intercâmbio na nossa matriz, em Portugal.
  • Vivência em pesquisa com aplicação social e embasamento teórico, assim como atividades de extensão;
  • Oportunidade para revalidação do seu diploma brasileiro, ao final do curso, desenvolvendo uma formação complementar para adquirir o título português.

Infrastructure

Informações gerais do curso

COURSE COORDINATOR

Prof. Adelmo Aragão

• Atual Secretário Geral do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco – CRO-PE;

• Doutorado em Biologia aplicada à Saúde;

• Mestrado em Bioquímica e Fisiologia pelo Centro de Ciências Biológicas da UFPE – CCB;

•  Especialização em Implantodontia pelo Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco e registro no Conselho Federal de Odontologia – SOEPE/CFO;

• Habilitação em Lasers na Odontologia pela Universidade de São Paulo e registro no Conselho Federal de Odontologia – USP/CFO;

•Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

ENTRY FORMS

In person

Transfer

ENEM

Online entrance exams

Course documents

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral 

Devem ser explicitados como objetivos gerais do curso – conhecimentos, atitudes, valores – presentes na caracterização do perfil do sujeito a ser formado, envolvendo dimensões cognitivas, afetivas, psicomotoras, nas seguintes áreas (Parecer CNE/CES n°. 1.300/01; Resolução CNE/CES n°. 3/2021):

  • Formação geral: conhecimentos e atitudes relevantes para a formação científico cultural do aluno;
  • Formação profissional: capacidades relativas às ocupações correspondentes;
  • Cidadania: atitudes e valores correspondentes à ética profissional e ao compromisso com a sociedade.
  1. Aproximar o conhecimento básico da sua utilização clínica; viabilizado pela integração curricular;
  2. Utilizar metodologias de ensino/aprendizagem, que permitam a participação ativa dos alunos neste processo;
  3. Integrar os conhecimentos das ciências básicas com os das ciências clínicas;
  4. Instituir programas de iniciação científica como método de aprendizagem.

Amparadas nessas considerações o Curso de Odontologia da FACCE exibe como

Objetivos gerais:

  • Contribuir para a melhoria da saúde bucal da população através da formação de agentes responsáveis pela promoção de mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico e da consciência do seu papel social e de cidadania;
  • Formar cirurgiões dentistas cidadãos, com uma visão ampla do processo saúde/doença, com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa, ecológica, cultural e ética para o exercício profissional de odontologia, no contexto do sistema único de saúde (sus), assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização da assistência prestada.

Na operacionalização desses objetivos gerais, temos os seguintes objetivos específicos:

  • Formar cirurgião-dentista que tenha capacidade de discutir estratégias, linhas de ação e métodos que permitam a construção de uma saúde de base coletiva;
  • Priorizar o caráter social do atendimento na área de saúde bucal, infundindo no profissional de odontologia a visão do paciente como um todo orgânico, fisiológico, mental e socialmente integrado;
  • Desenvolver uma mentalidade eminentemente preventiva no campo da odontologia, preparando um profissional para trabalhar nas atividades de saúde pública, beneficiando a comunidade através de programas de alcance social;
  • Promover no estudante a competência do desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente, capacitando-o a dar continuidade em seu processo de formação acadêmico e/ou profissional.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

Perfil do Egresso 

A complexidade socioeconômica tem exigido novos graus de especialização funcional e técnica dos profissionais de odontologia necessários para atender a demanda pelo exercício profissional nas suas diferentes áreas de trabalho. Por conseguinte, é preciso formar bacharéis com sólida base acerca dos fatores e princípios da odontologia e com visão do processo saúde/doença.

Neste sentido, o Curso de Bacharelado em Odontologia apresenta como perfil do formando egresso/profissional o cirurgião-dentista, generalista, com sólida formação técnico- científica em odontologia e formação humanística, postura ética, responsabilidade social, visão crítica e reflexiva, global e atualizada do mundo, consciência solidária dos problemas de seu tempo, do seu espaço, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com rigor técnico e científico, re-significando os princípios éticos, bioéticos e legais e a compreensão da realidade social, cultural e econômica em seu meio, capacitado a atuar para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Assim, esta proposta de curso considera fundamental contemplar em seu processo educativo:

  1. Aprender a conhecer: tomando como diretriz as várias possibilidades de leitura de mundo e de realidade que nos cerca, na qual o visto e o não visto, o declarado e o subentendido, o simbólico e o imagético têm grande significado ao lado da apreensão dos múltiplos saberes;
  2. Aprender a fazer: transformando os fazeres em habilidades e competências indispensáveis à vida em sociedade. Combinar os saberes aprendidos e apreendidos, com as situações de vida, trabalho e relações;
  3. Aprender e conviver: compreendendo o outro e percebendo as interdependências na realização de projetos comuns; preparando-se para administrar conflitos no respeito pelos valores do pluralismo, de compreensão mútua e paz;
  4. Aprender a ser: procurando desenvolver a personalidade, exercitando as capacidades de autonomia, discernimento, responsabilidade pessoal e profissional, comportamentos éticos, aptidão para comunicar-se, solidarizar-se e autodeterminar-se.

Neste Curso de Bacharelado em Odontologia, adequado às tendências mundiais contemporâneas para a educação em saúde, os alunos “aprenderão a aprender”. Terão orientações para buscar e construir seu próprio conhecimento, aprendendo não só a ser cirurgião-dentista, mas também a ser um profissional integrado à realidade social.

O Curso de Bacharelado em Odontologia desenvolverá as competências e habilidades profissionais com base na relação direta com o princípio da articulação entre teoria e prática, rompendo com a dicotomia entre o academicismo puro e o pragmático sem reflexão.

O cirurgião-dentista deverá, ainda, contemplar o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde em um sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra- referência, e o trabalho em equipe, bem como desenvolver todas as competências gerais e específicas preconizadas na Resolução CNE/CESs nº 03/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia.

Consequentemente, o perfil profissional do egresso do Curso de Bacharelado em Odontologia da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACE conforma-se às delimitações presentes nas citadas diretrizes:

Art. 3º O Curso de Graduação em Odontologia tem como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

A partir desses pilares de formação do cirurgião-dentista evocados pelas Diretrizes, surge a necessidade de direcionamento do curso em prol de competências associadas aos seguintes aspectos: Atenção à saúde; Tomada de decisões; Comunicação; Liderança; Administração e gerenciamento; e Educação permanente.

Essas competências gerais definem no futuro profissional o potencial para mobilizar seus recursos cognitivos, ou seja, principalmente saberes, habilidades, capacidades, para conseguirem lidar com aporte crítico às diferentes “situações problema” manifestas no cotidiano profissional (perrenoud, 2000). 

Dentre as principais competências a serem desenvolvidas no curso de graduação em odontologia, destacam-se:

  • Capacidade de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
  • Capacidade de analisar criticamente os problemas da sociedade, promovendo soluções de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde;
  • Capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  • Capacidade de trabalhar em equipes multiprofissionais;
  • Capacidade de assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;
  • Capacidade de tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação.

A formação do cirurgião-dentista tem por objetivo dotar o profissional dos seguintes conhecimentos e ações requeridos para o exercício de competências e habilidades específicas da área de odontologia:

  • Garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Identificar em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios buco- maxilo-faciais, implantando procedimentos para suas investigações, prevenção, tratamento e controle;
  • Cumprir investigações básicas e procedimentos operatórios;
  • Promover a saúde bucal com a prevenção de doenças e distúrbios bucais;
  • Trabalhar efetivamente com pacientes, demais profissionais da área da saúde e outros indivíduos relevantes, grupos e organizações;
  • Aplicar conhecimentos no plano dos cuidados à saúde em busca de soluções para os problemas clínicos no interesse do indivíduo e da comunidade;
  • Analisar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas;
  • Participar em educação continuada relativa à saúde bucal como um componente da obrigação profissional;
  • Participar de investigações científicas acerca de doenças e saúde bucal;
  • Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta;
  • Manter ciência das regras dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade;
  • Analisar dados para a construção do diagnóstico;
  • Identificar as afecções buco-maxilo-faciais prevalentes;
  • Comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade;
  • Trabalhar como agente de promoção de saúde;
  • Gerenciar serviços de saúde comunitária;
  • Acompanhar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.

Nesse constructo de competências gerais e específicas, a formação do cirurgião- dentista deve contemplar as exigências e particularidades do Sistema de Saúde vigente em nosso país, ressaltando-se a atenção integral da saúde em um sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra referência, assim como o trabalho em equipe.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL 

O Profissional de Odontologia pode atuar em consultórios, clínicas ou serviços públicos e particulares, em equipes de saúde pública (PSF), em serviços de home care, em consultórios próprios, ou ainda em hospitais e demais entidades. 

ESTRUTURA E CONCEPÇÃO CURRICULAR

Carga Horária e Período de Integralização do Curso 

A duração mínima do Curso de Bacharelado em Odontologia será de 4.000 horas, já inclusas as 160 horas de atividades complementares e 800 horas de Estágio Supervisionado.

O Curso de Bacharelado em Odontologia está distribuído em 10 semestres, ao longo dos quais deverá ser cumprida uma carga horária total de 4.000 horas. Esta carga horária está distribuída em disciplinas de formação geral, de formação básica, de formação profissionalizante e específica, estágio supervisionado e em outras atividades (trabalho de conclusão de curso e atividades complementares). 

O tempo mínimo de integralização do Curso de Bacharelado em Odontologia é de 05 (cinco) anos e o máximo de 07 (sete) anos.

A visão da organização curricular justifica a opção por uma matriz curricular que agrega inovações, sendo inseridos conceitos tradicionais e contemporâneos na aplicação das disciplinas, proporcionado uma formação em odontologia baseada na interdisciplinaridade, passando a ser compreendido como um curso que possibilita a articulação dos vários saberes necessários para entender o ser humano em suas múltiplas demandas: aspectos sociais, econômicos, culturais, éticos, afetivos, biológicos, guiados pelos seguintes princípios pedagógicos:

  1. Visão da multidimensionalidade do fazer em Odontologia: adoção de estratégias de ensino-aprendizagem que valorizam a seleção e a exploração de conteúdos que integrem funções assistenciais, administrativas, educativas e investigativas inerentes ao papel do Cirurgião-Dentista nos diferentes níveis de atenção básica e áreas de trabalho;
  2. Valorização da formação em situações de trabalho, aproximando os alunos da realidade dos serviços de saúde com o compromisso crítico de contribuir para sua melhoria, dando sentido social ao curso que se inicia;
  3. Estímulo à postura de dúvida e de problematização frente aos conhecimentos que se apresentam como provisórios e passíveis de questionamento e de superação;
  4. Assunção do diálogo plural e do respeito ao pensamento divergente como eixo para o desenvolvimento das práticas de ensino e de estágio mais instigantes e criativas e preocupadas com a autonomia indispensável ao exercício profissional no século XXI;
  5. Adoção da ética, cidadania, pluralidade cultural e ecologia como eixos transversais a serem desenvolvidos por todos os professores em suas práticas de ensino-aprendizagem, visando à formação crítica do profissional;
  6. Reconhecimento da natureza coletiva do processo de trabalho em saúde e da positividade pedagógica de se discutir as contradições e os conflitos implicados no confronto de projetos históricos que espelham visões de mundo, saúde, educação etc., diferenciados historicamente e que só serão superados de maneira processual;
  7. Ocupação de outros espaços educativos que não aqueles restritos à sala de aula.

A estrutura curricular baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase na interdisciplinaridade, transversalidade, relações teoria e prática, e demais conformações preocupadas em atender à tríade “ensino, pesquisa e extensão”. Para tanto a estrutura curricular trabalha com temas transversos (Sistema Único de Saúde; Saúde da Família; Epidemiologia; Ética; Cidadania; Processo Saúde-Doença, Meio Ambiente, e outros) que direcionam cada disciplina à atualização e flexibilidade dos conteúdos e metodologias.

A estrutura curricular sistematizada por períodos, agrega a complementaridade dos conteúdos, priorizando-se o trabalho com conceitos, fundamentos e abordagens básicas nos primeiros grupos de disciplinas (1° ao 4° períodos). Nesses primeiros períodos, assim como em diversos momentos do transcorrer do curso, se desenvolve a integralização de conhecimentos com outras áreas, como por exemplo, Antropologia e Sociologia, dentre outras. Assim é conduzida a formação multidisciplinar do Egresso. A visão da organização curricular justifica a opção por uma matriz curricular que agrega inovações, sendo inseridos conceitos tradicionais e contemporâneos na aplicação das disciplinas, proporcionado uma formação em Odontologia baseada na interdisciplinaridade, passando a ser compreendido como um curso que possibilita a articulação dos vários saberes necessários para entender o ser humano em suas múltiplas demandas: aspectos sociais, econômicos, culturais, éticos, afetivos, biológicos, guiados pelos seguintes princípios pedagógicos:

I. Visão da multidimensionalidade do fazer em Odontologia: adoção de estratégias de ensino-aprendizagem que valorizam a seleção e a exploração de conteúdos que integrem funções assistenciais, administrativas, educativas e investigativas inerentes ao papel do cirurgião-dentista nos diferentes níveis de atenção e áreas de trabalho;

II. Valorização da formação em situações de trabalho, aproximando os alunos da realidade dos serviços de saúde com o compromisso crítico de contribuir para sua melhoria, dando sentido social ao curso que se inicia;

III. Estímulo à postura de dúvida e de problematização frente aos conhecimentos que se apresentam como provisórios e passíveis de questionamento e de superação;

IV. Assunção do diálogo plural e do respeito ao pensamento divergente como eixo para o desenvolvimento das práticas de ensino e de estágio mais instigantes e criativas e preocupadas com a autonomia indispensável ao exercício profissional no século XXI;

V. Adoção da ética, cidadania, pluralidade cultural e ecologia como eixos transversais a serem desenvolvidos por todos os professores em suas práticas de ensino-aprendizagem, visando à formação crítica do profissional;

VI. Reconhecimento da natureza coletiva do processo de trabalho em saúde e da positividade pedagógica de se discutir as contradições e os conflitos implicados no confronto de projetos históricos que espelham visões de mundo, saúde, educação etc., diferenciados historicamente e que só serão superados de maneira processual;

VII. Ocupação de outros espaços educativos que não aqueles restritos à sala de aula.

A estrutura curricular baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase na interdisciplinaridade, transversalidade, relações teoria e prática, e demais conformações preocupadas em atender à tríade “ensino, pesquisa e extensão”. Para tanto a estrutura curricular trabalha com temas transversos (Sistema Único de Saúde; Saúde da Família; Epidemiologia; Ética; Cidadania; Processo Saúde-Doença, Meio Ambiente, e outros) que direcionam cada disciplina à atualização e flexibilidade dos conteúdos e metodologias.

A estrutura curricular sistematizada por períodos, agrega a complementaridade dos conteúdos, priorizando-se o trabalho com conceitos, fundamentos e abordagens básicas nos primeiros grupos de disciplinas (1º. a 4º. períodos). Nesses primeiros períodos, assim como em diversos momentos do transcorrer do Curso, se desenvolve a integralização de conhecimentos com outras áreas, como por exemplo, Antropologia, Sociologia, Psicologia, etc., assim é conduzida a formação multidisciplinar do egresso.

Cada período apresenta disciplinas que trabalham de maneira interdisciplinar internamente e conjuntas aos demais períodos, percebendo-se que conteúdos expostos em uma disciplina prolongam-se por todo o curso, mesmo que sob um novo olhar, sobretudo, vigorando a prioridade à experimentação prática nos últimos períodos condizente com as imperiosas relações teoria e prática e educação permanente previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 03/2021).

Com o direcionamento exposto, esta estrutura curricular busca possibilitar a formação do cirurgião-dentista generalista, crítico, reflexivo, competente nos aspectos científicos, técnico, social, político, ético/bioético e habilitado a intervir no processo saúde-doença, tendo a assistência em Odontologia como o eixo estruturante da atenção em saúde.

A carga horária total do curso é de 4.000 horas, distribuídas em cinco anos (10 semestres), contemplando as atividades teóricas, práticas, complementares, estágio curricular supervisionado e trabalho de conclusão de curso (TCC). Esta estrutura curricular prioriza o contato com a prática profissional desde o primeiro ano do curso, favorecendo, desse modo, maior intercâmbio entre teoria e prática.

A definição da matriz curricular deste Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia fundamentou-se também no perfil epidemiológico e na capacidade de absorção das atividades previstas pelas redes de saúde pública e privada integradas ao SUS.

Cada período apresenta disciplinas que trabalham de maneira interdisciplinar internamente e conjuntas aos demais períodos, percebendo-se que conteúdos expostos em uma disciplina prolongam-se por todo o curso, mesmo que sob um novo olhar, sobretudo, vigorando a prioridade à experimentação prática nos últimos períodos condizente com as imperiosas relações teoria e prática e educação permanente previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES Nº 03/2021).

Com o direcionamento exposto, esta estrutura curricular busca possibilitar a formação do Cirurgião-Dentista generalista, crítico, reflexivo, competente nos aspectos científicos, técnico, social, político, ético/bioético e habilitado a intervir no processo saúde-doença, tendo a assistência em Odontologia como o eixo estruturante da atenção em saúde.

A carga horária total do curso é de 4.000 horas, distribuídas em cinco anos (10 semestres), contemplando as atividades teóricas, práticas, complementares, estágio curricular supervisionado e trabalho de conclusão de curso (TCC). Esta estrutura curricular prioriza o contato com a prática profissional desde o primeiro ano do curso, favorecendo, desse modo, maior intercâmbio entre teoria e prática.

A definição da matriz curricular deste projeto pedagógico do Curso de Bacharelado em Odontologia fundamentou-se também no perfil epidemiológico e na capacidade de absorção das atividades previstas pelas redes de saúde pública e privada integradas ao SUS.

CONTEÚDOS CURRICULARES

O PPC de Odontologia guarda estreita coerência com a organização dos conteúdos curriculares, com os objetivos do curso e com o perfil desejado dos egressos. Nesse sentido, os conteúdos essenciais para o curso de graduação em odontologia devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrados e plenamente contextualizados à realidade epidemiológica e profissional.

A estrutura geral das atividades acadêmicas que compõe o plano de estudos do curso apoia-se em três tipos ou abordagens diferenciadas em termos de conteúdos curriculares. Conforme organização disposta nas Diretrizes Curriculares do Curso, esses conteúdos devem ser alocados em Ciências de diferentes âmbitos: 1) Ciências Biológicas e da Saúde; 2) Ciências Humanas e Sociais; e 3) Ciências Odontológicas.

Os enfoques desenvolvidos por essas abordagens constituem importantes elementos organizadores dos conhecimentos e habilidades que devem ser adquiridos pelos alunos para obterem pleno domínio do campo de estudo e atuação da odontologia. Por conseguinte, as disciplinas que explicitam os conteúdos organizados por essas ciências estão distribuídas em um esquema com o objetivo de estruturar o processo ensino-aprendizagem, permitindo ao aluno construir uma linha de raciocínio na qual “teoria e prática” estão interligadas e possibilitando, ao final, a integralização dos diversos conteúdos.

As Ciências Biológicas e da Saúde – agrupam os conhecimentos básicos dos diferentes aspectos biológicos do corpo humano e seu funcionamento. Condizente ao enquadramento definido pelas Diretrizes Curriculares, na Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002, “incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial de odontologia”. Essa abordagem pode ser identificada, por exemplo, nas disciplinas “fisiologia humana”, “patologia aplicada”, dentre outras.

Já nas Ciências Humanas e Sociais, o aluno é orientado por meio de programas teóricos e práticos a assumir seu compromisso social. Tendo em vista uma prática de qualidade, qualquer que seja o local e área de atuação, uma formação que desenvolva a capacidade de análise crítica de contextos, que problematize os saberes e as práticas vigentes e que ative processos de educação permanente no desenvolvimento das competências específicas de cada atividade, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e do controle social em saúde, tenham como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho e sejam estruturados a partir da problematização do processo de trabalho. Nessa abordagem são apreciados “[…] os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença” (brasil, 2002).

Essa abordagem pode ser relacionada ao enfoque trabalhado por disciplinas como “saúde coletiva”, “epidemiologia”, etc.

No caso das Ciências Odontológicas propõem-se à capacitação técnico-científica para atender aos diferentes níveis de atenção à saúde da população. Os componentes curriculares estão baseados na prevenção, diagnóstico e tratamento das principais alterações do sistema estomatognático como a cárie dentária, periodontopatias, periapicopatias, maloclusões, lesões neoplásicas e não neoplásicas, como também as alterações morfológicas; todos articulados objetivando a interdisciplinaridade e a integralidade de ações. Esse eixo é formado pelos conteúdos presentes na preparação pré-clínica e clínica de forma multiprofissional desenvolvida de maneira processual e integrada no decorrer da grade curricular.

Nessa abordagem são incluídos conteúdos teóricos e práticos de: a) propedêutica clínica, com conhecimentos de patologia bucal, semiologia e radiologia; b) clínica odontológica, com conhecimentos de materiais dentários, oclusão, dentística, endodontia, periodontia, prótese, implantodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais; e c) Odontologia pediátrica, com o desenvolvimento de conhecimentos de patologia, clínica odontopediátrica e de medidas ortodônticas preventivas.

Dessa forma, o conceito de saúde e os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) são elementos fundamentais a serem enfatizados. O aluno exercitará essa vocação nos programas preventivos e curativos gratuitos orientados para as principais demandas populacionais. Além do atendimento à população nos ambulatórios da própria ies, são demandados ainda atividades “extramuros” desenvolvidas por meio de ações independentes ou em parcerias com entidades de classe, órgãos públicos, escolas e comunidade em geral, com o intuito principal de levar informações sobre a importância da saúde bucal e a necessidade em procurar ajuda de profissionais qualificados, possibilitando a valorização da profissão.

As abordagens explicitadas alicerçam não apenas a organização dos conteúdos curriculares, como também aparecem de maneira complementar e integrada na estrutura curricular e metodologia do curso. Portanto, os conteúdos curriculares relacionados a cada ciência são desenvolvidos tendo como finalidade a formação totalizante de egressos, atingindo todas as competências e habilidades definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia.

A definição e distribuição dos conteúdos curriculares atendem às temáticas definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (Lei n° 11.645 de 10/03/2008 que Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003). Assim como acata as disposições da lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto n. 4.281 de 25 de junho de 2002, agregando as Políticas de Educação Ambiental.

Particularmente no caso das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, a estrutura curricular do curso traz disciplinas como, por exemplo, “Saúde Coletiva”, dentre outras, que abordam em seus conteúdos as questões pertinentes a importância da cultura africana e indígena em nosso país. No caso das Políticas Ambientais, o curso agrega disciplinas como, além das citadas no dispositivo anterior, a “Farmacologia”, a “Odontologia, Ética e Legislação”, entre outras.

A estrutura curricular do curso também adita questões associadas às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, conforme disposto no Parecer CNE/CP n° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP n° 1, de 30/05/2012. Nesse âmbito elencamos as seguintes disciplinas: “odontologia, ética e legislação”; “saúde coletiva”; “bioética e biossegurança”; “estratégia saúde da família”; e “odontologia na atenção básica de saúde”.

O Curso de Odontologia estrutura-se desde a definição de sua grade curricular a seleção de conteúdos e metodologias, tendo como foco desenvolver uma formação contextualizada ao cirurgião-dentista, compreendo que cada disciplina disposta em determinado período e seus respectivos conteúdos devem apresentar e manter um vínculo direto com o restante através de um “desenho” de processo e integração dos conhecimentos. Logo, nenhuma disciplina, nenhum conteúdo deve assumir uma visão estanque ao aluno, mas sim integrada com a perspectiva geral de sua formação ao observar as disciplinas que compõem o currículo de seu curso e, sobretudo, tendo competência para perceber o elo dos conhecimentos teóricos com suas possibilidades de aplicação prática em todas as fases de sua formação profissional nesta ies e em sua inserção no mercado de trabalho.

Regime de Matrícula: Seriado semestral. Carga Horária Total do Curso: 4.000 horas.

Duração para Integralização Curricular do Curso: Mínima = 5 (cinco) anos

– 10 (dez) semestres; Máxima = 07 (sete) anos – 14 (quatorze) semestres. 

Diploma: Cirurgião-Dentista

Curriculum

Learn about the planning of subjects for training in each period of Dentistry

Anatomia Humana60h/a40h/a20h/a

 

Total

Teórica

Prática

Políticas Públicas, Epidemiologia e Saúde Coletiva40 h/a40 h/a
Bioquímica40 h/a20 h/a20 h/a
Biologia Celular e Embriologia80 h/a40 h/a40 h/a
História e Fundamentos da Odontologia40 h/a40 h/a
Antropologia e sociologia40 h/a40 h/a
Total300 h/a220 h/a80 h/a
Total Teórica Prática
Bioética e Ética em Odontologia 40 h/l 40 h/l
Anatomia Humana II – Bucomaxilofacial 60 h/l 20 h/l 40 h/l
Fisiologia Humana 60 h/l 40 h/l 20 h/l
Genética 40 h/l 40 h/l
Histologia Geral 40 h/l 20 h/l 20 h/l
Metodologia Científica 40 h/l 40 h/l
Total 280 h/l 200 h/l 80 h/l

 

Total

Teórica

Prática

Materiais Dentários

60 h/l

40 h/l

20 h/l

Anatomia e Escultura Dental/Oclusão

80 h/l

20 h/l

60 h/l

Histologia Bucal

40 h/l

20 h/l

20 h/l

Patologia Geral

40 h/l

40 h/l

Farmacologia Geral

40 h/l

40 h/l

Cariologia

40 h/l

40 h/l

Imunologia e Microbiologia

40 h/l

40 h/l

Total

340 h/l

240 h/l

100 h/l

 

Total

Teórica

Prática

Patologia Bucomaxilofacial

40 h/l

40 h/l

Terapêutica Odontológica

40 h/l

40 h/l

Dentística Laboratorial

80 h/l

40 h/l

40 h/l

Endodontia Laboratorial

80 h/l

40 h/l

40 h/l

 

Periodontia Laboratorial

80 h/l

40 h/l

40 h/l

Odontologia Coletiva I

40 h/l

40 h/l

Anestesiologia Odontológica

40 h/l

40 h/l

Total

400 h/l

280 h/l

120 h/l

 

Total

Teórica

Prática

Imaginologia 

80 h/l

40 h/l

40 h/l

Estomatologia

80 h/l

40 h/l

40 h/l

Clínica Interdisciplinar I – Dentística e Endodontia

100 h/l

40 h/l

60 h/l

Ergonomia e Biossegurança em Odontologia

60 h/l

40 h/l

20 h/l

Legislação em Odontologia

40 h/l

40 h/l

Suporte Básico de Vida

40 h/l

20 h/l

20 h/l

Cirurgia Oral Menor

80 h/l

40 h/l

40 h/l

Total

480 h/l

260 h/l

220 h/l

Disciplina Optativa (Libras – Língua Brasileira de Sinais)

60 h/l

60 h/l

 

Total

Teórica

Prática

Prótese Laboratorial

80 h/l

40 h/l

40 h/l

Clínica Interdisciplinar II – Dentística, Endodontia, Periodontia e Cirurgia

100 h/l

40 h/l

60 h/l

Odontopediatria

80 h/l

60 h/l

20 h/l

Odontologia Coletiva II

40 h/l

40 h/l

Ortodontia I

40 h/l

20 h/l

20 h/l

Estágio Extra muros I

100 h/l

100 h/l

Total

440 h/l

160 h/l

280 h/l

 

Total

Teórica

Prática

Clínica Infantil 

100 h/l

40 h/l

60 h/l

Odontologia para PNE

80 h/l

40 h/l

40 h/l

Clínica de Prótese e DTM

100 h/l

20 h/l

80 h/l

Disfunção têmporo mandibular

40 h/l

40 h/l

Ortodontia II

40 h/l

40 h/l

Implantodontia

40 h/l

40 h/l

Terapias Complementares em Odontologia

40 h/l

40 h/l

Total

440 h/l

220 h/l

220 h/l

 

Total

Teórica

Prática

Odontologia Hospitalar

40 h/l

40 h/l

Odontogeriatria

40 h/l

40 h/l

Estágio extramuros II

80 h/l

80 h/l

Odontologia Legal

40 h/l

40 h/l

Componente Flexível I

40 h/l

40 h/l

Clínica Interdisciplinar III – Dentística, Endodontia, Periodontia, Cirurgia e Prótese Total e Removível

100 h/l

100 h/l

Seminários Integradores I

40 h/l

40 h/l

Total

380 h/l

200 h/l

180 h/l

9° Período

Total

Teórica

Prática

Estágio Supervisionado Multiprofissional I

100 h/l

100 h/l

Estágio Supervisionado em Clínica Integrada I

100 h/l

100 h/l

Trabalho de Conclusão de Curso I e Bioestatística

40 h/l

40 h/l

Gestão e Marketing

40 h/l

40 h/l

Componente Flexível II

40 h/l

40 h/l

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

40 h/l

40 h/l

Harmonização orofacial

40 h/l

40 h/l

Total

400 h/l

200 h/l

200 h/l

 

Total

Teórica

Prática

Estágio Supervisionado Multiprofissional II

100 h/l

100 h/l

Estágio Supervisionado em Clínica Integrada II

300 h/l

300 h/l

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