Graduação

Farmácia

Por que estudar Farmácia na CESPU?

O curso de Bacharelado em Farmácia da Faculdade CESPU Europa foi desenvolvido para formar profissionais preparados para os desafios atuais e futuros da saúde. Mais do que dominar medicamentos e análises laboratoriais, nossos estudantes são capacitados para atuar de forma integral, ética e inovadora, colocando o cuidado com a vida humana no centro da profissão. O nosso objetivo é formar farmacêuticos preparados para atuar com excelência no cenário nacional e internacional, contribuindo de forma ética e eficiente para a promoção da saúde e o bem-estar da sociedade.

Dê o primeiro passo para o início da sua carreira internacional!

Portaria MEC de Autorização de Curso Nº 342, de 17 de junho de 2025. Publicada no DOU Nº 114, de 18 de junho de 2025.

Perfil dos estudantes

Com base em três grandes eixos de formação: Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde, o curso de Farmácia da CESPU prepara o seu estudante para ser protagonista em um mercado de trabalho cada vez mais amplo e valorizado.

Proporcionamos aos nossos alunos:

  • Alto padrão de ensino;
  • Convênios com hospitais, clínicas especializadas e instituições de Saúde;
  • Oportunidade de intercâmbio na nossa matriz, em Portugal.
  • Vivência em pesquisa com aplicação social e embasamento teórico, assim como atividades de extensão;
  • Oportunidade para revalidação do seu diploma brasileiro, ao final do curso, desenvolvendo uma formação complementar para adquirir o título português.

Infraestrutura

Matricule-se agora e garanta essa oportunidade imperdível:

Bolsa de 60% no curso todo*

*Oferta não cumulativa, válida por tempo limitado
*Bolsa atrelada a pontualidade no pagamento
*Consulte as condições via WhatsApp

Venha estudar na CESPU com o FIES!

O FIES agora é aceito como forma de pagamento. Assim você consegue financiar seu curso e só precisará pagar quando se formar.

Informações gerais do curso

COORDENADORA

Profa. Dra. Samara Oliveira

Biomédica. Especialista em Biotecnologia e Biomedicina Estética. Mestrado em Farmacologia. Doutorado Sanduíche no exterior (University of Liverpool) em Farmacologia. Pós-Doutorado em Fisiologia e Farmacologia. Coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Cespu Europa. Experiência profissional em docência, pesquisa e clínica estética.

Documentos do curso

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral 

O Curso de Bacharelado em Farmácia da FACULDADE CESPU EUROPA tem o propósito de atender ao perfil profissiográfico do referido curso, relacionado com as oportunidades concretas do mercado de trabalho, na atual conjuntura social, política e cultural. Neste contexto formar profissionais generalistas competentes, críticos e criativos que apresentem as habilidades e competências para atuarem na assistência farmacêutica, na perspectiva da prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Aptos na resolubilidade de problemas, liderança, ética, empreendedorismo, gerenciamento, comunicação interpessoal. Comprometidos com o cuidado e a defesa da saúde integral do ser humano. Formando assim, farmacêuticos capazes de atender às demandas de saúde da população, possuindo visão crítica da realidade e do contexto sociopolítico e econômico, de modo a possibilitar sua participação em ações transformadoras no âmbito da saúde com o foco em inovações em saúde.

Na operacionalização desses objetivos gerais, temos os seguintes objetivos específicos:

  • Os objetivos do Curso de Bacharelado em Farmácia, idealizado pela Faculdade Cespu Europa são:

    • Fornecer formação generalista ao futuro graduado em Farmácia para que o mesmo possa vir realizar tomada de decisão com base na análise crítica e contextualizada das evidências científicas, da escuta ativa do indivíduo, da família e da comunidade no exercício da profissão farmacêutica.
    • Oferecer a formação generalista dos egressos de Farmácia englobando compromisso com o cuidado e a defesa da saúde integral do ser humano, levando em conta aspectos socioeconômicos, políticos, culturais, ambientais, étnico-raciais, necessidades da sociedade, bem como características regionais.
    • Estimular práticas de estudos independentes, visando uma progressiva autonomia intelectual e profissional. Fortalecendo estratégias para a formação, centradas na aprendizagem do estudante,
    • Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como também, estágios e a participação em atividades de extensão.
    • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa científica e tecnológica e da criação cultural gerada na Instituição;
    • Desenvolver ações intersetoriais e sociais referentes à saúde coletiva, norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Fortalecendo a discussão e atuação do farmacêutico no SUS.
    • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural e possibilitar a correspondente concretização.

    Objetivos do Curso e as práticas emergentes para buscar a sua adequada implantação considerando perfil do Egresso, estrutura curricular, contexto educacional e características locais e regionais

    Ao atingir os objetivos propostos, o egresso desenvolverá habilidades e competências para a tomada de decisões em ambientes dinâmicos e proporcionará a satisfação dos Direitos e Interesses desenvolvidos, atentos as características locais, regionais e novas práticas emergentes no campo de conhecimento relacionado ao curso de Farmácia.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

Perfil do Egresso 

Quando se observa o contexto atual da saúde no Brasil, emergindo da pandemia do COVID-19, o profissional farmacêutico surge como protagonista e pode ser reconhecido devido sua atuação clínica, na saúde pública, na realização de exames laboratoriais, na indústria farmacêutica, na produção de vacinas, na pesquisa, entre outras. Tornando o farmacêutico um profissional com mercado de trabalho promissor e ganhando notoriedade no cenário nacional e mundial. Neste contexto, sendo imprescindível formar farmacêuticos qualificados e estruturados em relação aos eixos: Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde.

Neste aspecto, o curso de Farmácia apresenta o perfil do egresso/ profissional o farmacêutico com formação generalista, embasada nos fármacos, medicamentos e na assistência farmacêutica, e de forma integrada com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e alimentos visando o cuidado á saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

O egresso/ profissional deve apresentar formação humanista, crítica, reflexiva e empreendedora. Conduzindo a formação de Profissionais qualificados para o exercício do compromisso com o cuidado e a defesa da saúde integral do ser humano, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde- doença no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais.

Capaz de criar ou redescobrir caminhos na área da Farmácia que respondam às demandas postas pela sociedade globalizada, bem como atuar de maneira interdisciplinar com senso de responsabilidade socioambiental e compromisso com a cidadania, atuando como promotor da saúde integral do ser humano junto a indivíduos, famílias e coletividade.

Seu perfil profissional deverá conter conhecimentos e habilidades como:

  • Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar estratégias de superação para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual quanto coletivo e suas múltiplas facetas;
  • Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  • Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura;
  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  • Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
  • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Ao concluir o Curso de Bacharelado em Farmácia, o Farmacêutico deverá estar apto para as seguintes competências e habilidades conforme a Resolução CNE/CES Nº 6 de 19 de outubro de 2017, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, estruturadas segundo os eixos: Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde.

A execução do eixo Cuidado em Saúde requer o desenvolvimento de competências para identificar e analisar as necessidades de saúde do indivíduo, da família e da comunidade, bem como para planejar, executar e acompanhar ações em saúde, o que envolve:

  • Acolhimento do indivíduo, verificação das necessidades, realização da anamnese farmacêutica e registro das informações referentes ao cuidado em saúde, considerando o contexto de vida e a integralidade do indivíduo;
  • Avaliação e o manejo da farmacoterapia, com base em raciocínio clínico, considerando necessidade, prescrição, efetividade, segurança, comodidade, acesso, adesão e custo;
  • Solicitação, realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, verificação e avaliação de parâmetros fisiológicos, bioquímicos e farmacocinéticos, para fins de acompanhamento farmacoterapêutico e de provisão de outros serviços farmacêuticos;
  • Investigação de riscos relacionados à segurança do paciente, visando o desenvolvimento de ações preventivas e corretivas;
  • Identificação de situações de alerta para o encaminhamento a outro profissional ou serviço de saúde, atuando de modo que se preserve a saúde e a integridade do paciente;
  • Planejamento, coordenação e realização de diagnóstico situacional de saúde, com base em estudos epidemiológicos, demográficos, farmacoepidemiológicos, farmacoeconômicos, clínico-laboratoriais e socioeconômicos, além de outras investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características nacionais, regionais e locais;
  • Elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, pactuado com o paciente e/ou cuidador, e articulado com a equipe interprofissional de saúde, com acompanhamento da sua evolução;
  • Prescrição de terapias farmacológicas e não farmacológicas e de outras intervenções, relativas ao cuidado em saúde, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional;
  • Dispensação de medicamentos, considerando o acesso e o seu uso seguro e racional;
  • Rastreamento em saúde, educação em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitados, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico, gestão da clínica, entre outros serviços farmacêuticos;
  • Esclarecimento ao indivíduo, e, quando necessário, ao seu cuidador, sobre a condição de saúde, tratamento, exames clínico-laboratoriais e outros aspectos relativos ao processo de cuidado;
  • Busca, seleção, organização, interpretação e divulgação de informações, que orientem a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, em consonância com as políticas de saúde;
  • Promoção e educação em saúde, envolvendo o indivíduo, a família e a comunidade, identificando as necessidades de aprendizagem e promovendo ações educativas, incluindo temas voltados às especificidades regionais como, por exemplo, tabagismo, diabetes, hepatites, HIV/AIDS, de alta prevalência na região onde se insere o Curso de Farmácia;
  • Realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, para fins de complementação de diagnóstico e prognóstico incluindo as doenças infecciosas com alta prevalência na região, tais como HIV/AIDS e hepatites virais; XV – prescrição, orientação, aplicação e acompanhamento, visando o uso adequado de cosméticos e outros produtos para a saúde, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional;
  • Orientação sobre o uso seguro e racional de alimentos, relacionados à saúde, incluindo os parenterais e enterais, bem como os suplementos alimentares e de plantas medicinais fitoterápicas de eficácia comprovada;
  • Prescrição, aplicação e acompanhamento das práticas integrativas e complementares, de acordo com as políticas públicas de saúde e a legislação vigente.

A execução do eixo Tecnologia e Inovação em Saúde requerem competências que compreendam:

  • Pesquisar, desenvolver, inovar, produzir, controlar e garantir a qualidade de: a) fármacos, medicamentos e insumos; b) biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e outros produtos biotecnológicos e biológicos; c) reagentes químicos, bioquímicos e outros produtos para diagnóstico; d) alimentos, preparações parenterais e enterais, suplementos alimentares e dietéticos; e) cosméticos, saneantes e domissanitários; f) outros produtos relacionados à saúde.
  • Pesquisar, desenvolver, inovar, fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade de tecnologias de processos e serviços aplicados à área da saúde, envolvendo: a) tecnologias relacionadas a processos, práticas e serviços de saúde; b) sustentabilidade do meio ambiente e a minimização de riscos; c) avaliação da infraestrutura necessária à adequação de instalações e equipamentos; d) avaliação e implantação de procedimentos adequados de embalagem e de rotulagem; e) administração da logística de armazenamento e de transporte; f) incorporação de tecnologia de informação, orientação e compartilhamento de conhecimentos com a equipe de trabalho.

A execução do eixo, Gestão em Saúde, requer as seguintes competências:

  • Identificar e registrar os problemas e as necessidades de saúde, o que envolve: a) conhecer e compreender as políticas públicas de saúde, aplicando-as de forma articulada nas diferentes instâncias; b) conhecer e compreender a organização dos serviços e sistema de saúde; c) conhecer e compreender a gestão da informação; d) participar das instâncias consultivas e deliberativas de políticas de saúde.
  • Elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos, o que envolve: a) conhecer e avaliar os diferentes modelos de gestão em saúde; b) conhecer e aplicar ferramentas, programas e indicadores que visem à qualidade e à segurança dos serviços prestados; c) propor ações baseadas em evidências científicas, fundamentadas em realidades socioculturais, econômicas e políticas; d) estabelecer e avaliar planos de intervenção e processos de trabalho; e) conhecer e compreender as bases da administração e da gestão das empresas farmacêuticas
  • Promover o desenvolvimento de pessoas e equipes, o que envolve: a) conhecer a legislação que rege as relações com os trabalhadores e atuar na definição de suas funções e sua integração com os objetivos da organização do serviço; b) desenvolver a avaliação participativa das ações e serviços em saúde; c) selecionar, capacitar e gerenciar pessoas, visando à implantação e à otimização de projetos, processos e planos de ação.

Campos de Atuação Profissional 

Nas últimas décadas o crescente avanço da profissão farmacêutica possibilitou que atualmente estejam disponíveis 135 especialidades Farmacêuticas. Linhas de atuação do profissional farmacêutico: Alimentos, Análises Clínico-Laboratoriais, Educação, Farmácia, Farmácia Hospitalar e Clínica, Farmácia Industrial, Estética e Cosmética, Gestão, Práticas Integrativas e Complementares, Saúde Pública, Toxicologia.

 

ESTRUTURA E CONCEPÇÃO CURRICULAR

 

Carga horária e período de integralização do curso

A duração mínima do Curso de Bacharelado em Farmácia é de 4.000 horas, sendo 2880 horas (72%) de componentes curriculares teóricos e práticos, dentre os quais 400 horas (10%) são destinadas as Atividades Curriculares de Extensão em regime semestral. 880 horas (22%) de estágio supervisionado, 120 horas (3%) de atividades complementares e 120 horas (3%) de Trabalho de Conclusão de curso I e II. O Curso de Bacharelado em Farmácia está distribuído em 10 semestres, ao longo dos quais deverá ser cumprida a carga horária total de 4.000 horas.

 

Conteúdos curriculares

Os conteúdos curriculares propostos para o Curso, em consonância com o perfil profissional dos egressos, estão baseados nas Diretrizes Curriculares do Curso, Resolução Nº 6, de 19 de outubro de 2017, onde a organização curricular deve contemplar o desenvolvimento de competências profissionais e foi formulada em consonância com o perfil profissional do egresso o qual define a identidade do mesmo e caracteriza o compromisso ético da instituição com os seus alunos e a sociedade.

A organização da estrutura curricular responde diretamente ao perfil do bacharel em Farmácia que o projeto pedagógico pretende formar, com o desenvolvimento de componentes curriculares variados (disciplinas teórico-práticas, atividades complementares) obrigatórios, tendo em vista a necessária articulação entre a teoria e a prática de forma interdisciplinar e transdisciplinar, com base nas orientações legais.

A montagem da matriz curricular assim como a escolha das disciplinas que a compõem procurou levar em consideração o contexto atual do Curso de Bacharelado em Farmácia no país e particularmente na região nordeste, e em Jaboatão dos Guararapes onde o curso está inserido. Os componentes universais ratificam o compromisso da instituição com a formação de profissional-cidadão globalizado. Esse futuro cidadão humanístico precisa ter uma visão ampla e crítica do mundo, as disciplinas universais atendem esse compromisso institucional e legal.

Uma estruturação que atende as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento que visam promover a reflexão sobre os a prestação do serviço Farmacêutico na melhoria das condições de saúde e de vida da população.

De modo geral a formação do farmacêutico deve ser generalista, humanista, crítica e reflexiva, respaldada em concepção de referências nacionais e internacionais levando em consideração:

  • Componentes curriculares que relacionem os conhecimentos teóricos e práticos;
  • O planejamento curricular foi desenvolvido para contemplar as prioridades de saúde no contexto de Brasil, da região Nordeste e de Jaboatão dos Guararapes.
  • Apresentando cenários de práticas diversificados;
  • Apresentando o estudante com protagonista no processo de aprendizagem e o professor tendo papel de mediador e facilitador do processo;
  • Ações intersetoriais e sociais, desenvolvidas com base nos princípios do Sistema único de Saúde;
  • Estruturar os conteúdos curriculares de modo que permeie a atuação profissional, articulada com as públicas com o desenvolvimento científico e tecnológico para atender as necessidades sociais.
  • Cuidado em saúde, com atenção especial à gestão da tecnologia e a inovação como elementos.
  • Que proporcione tomada de decisão com base na análise crítica e contextualiza das evidências científicas proveniente da escuta ativa do indivíduo, da família e da comunidade;
  • Liderança, ética, empreendedorismo, respeito, compromisso. comprometimento. responsabilidade, empatia, gerenciamento, execução de ações pautadas pela interação, participação e diálogo;
  • Proporcione a formação de farmacêuticos comprometidos com o com o cuidado e defesa de saúde integral do ser humano.
  • Formação profissional que o capacite para intervir na resolubilidade dos problemas de saúde do indivíduo, da família e da comunidade;
  • Capacitação para exercer a assistência farmacêutica, utilizando medicamentos e outras tecnologia como instrumento para a prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde.
  • Incorporação de tecnologia de informação e comunicação em suas diferentes formas com suas aplicabilidades nas relações interpessoais.
  • Educação permanente e continuada, responsável e comprometida com a sua própria formação.                                                                                                                          

Os componentes curriculares formam organizados de modo a possibilitar a formação do profissional Farmacêutico qualificado e estão integrados de forma interdisciplinar nas áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Farmacêuticas.

Devido à necessidade de articulação entre conhecimentos, competências, habilidades e atitudes e visando contemplar o perfil do egresso do profissional Farmacêutico proposto pela FACULDADE CESPU EUROPA, a carga horária do curso, exceto o estágio curricular e as atividades complementares deve ser distribuída nos eixos, que norteiam o curso da seguinte forma:

  • 50% no eixo Cuidado em Saúde
  • 40% no eixo Tecnologia e Inovação em Saúde
  • 10% no eixo Gestão em Saúde.

A distribuição das disciplinas por eixo de conhecimento foi planejada para fornecer uma formação humanista, crítica, reflexiva e generalista do profissional farmacêutico egresso da FACULDADE CESPU EUROPA, pautada por uma concepção de referência nacional e internacional, com enfoque na Formação Clínica. O curso de farmácia da FACULDADE CESPU EUROPA possui uma Matriz atual e em sintonia com as novas tendências do mercado profissional farmacêutico, composta por uma organização de disciplinas articulada para garantir uma consolidação de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes ao farmacêutico egresso para atuar em qualquer área da profissão farmacêutica.

 

Grade Curricular

Conheça o planejamento de matérias para a formação em cada período de Farmácia