Pós-Graduação em Gestão e Administração em Saúde
Curso com Dupla Certificação
Seu diploma é valido no Brasil e na Europa
Os desafios na gestão e administração em Saúde passam a exigir das organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que impliquem melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar a gestão financeira e operacional são uma realidade para todas as organizações e profissionais. Os gestores em Saúde são responsáveis por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora. No entendimento das problemáticas e da globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências econômico sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.
Especialização
18 meses (360 horas)
Turno Quinzenal


Estrutura Curricular
A pós-graduação em gestão e admistração hospitalar tem organização curricular disposta em 360h de contato numa metodologia b-learning, com aulas presenciais na Cespu Brasil e ensino a distância/síncrona com professores da Cespu-PT. Na próxima tabela apresentamos a estrutura curricular do curso.
Módulo A – Políticas, Governança e Legislação em Saúde - 84h
A1 – Políticas e sistemas de saúde- 20h
A2 – Governança clínica – 20h
A3 – Direito e Legislação em saúde – 24h
A4 – Planejamento – 20h
MÓDULO A – POLÍTICAS, GOVERNANÇA E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE
A1 – Políticas e Sistemas de Saúde
Inovação e Reformas do Sistema de Saúde; Organização e Funcionamento do Sistema de Saúde Português e Brasileiro; Comparação dos diferentes tipos de sistema de saúde(Bismark, Beveridge e Shemasko) e suas implicações no SUS; Contexto e desafios dos Cuidados de Saúde Primários: Diretrizes para Reformas, desafios operacionais, integração e coordenação do cuidado; Diretrizes e estratégias para a implementação das redes e seus impactos na organização dos serviços; Descentralização na Saúde.
A2 – Governança Clínica
Administração Pública, Gestão e Governança em Saúde; Nova Gestão Pública; Governança Clínica: Eixos e estratégias de ação; O profissional como influenciador dos processos de mudança.
A3 – Direito e Legislação em Saúde
Fontes do Direito e panorama geral das estruturas prestadoras de cuidados de saúde em Portugal e Brasil; Responsabilidade na prestação de cuidados de saúde; ; Regulaçãoe Acesso aos Serviços de Saúde:Processo clínico, sigilo e tratamento de dados pessoais;Ética e direito em saúde, em especial a abordagem dos chamados casos fronteira; Fiscalização das atividades em saúde
A4 – Planejamento
Determinantes da saúde individual e coletiva; Papel dos cidadãos na governança do sistema de saúde; Instrumentos de governança em saúde (planos nacionais, regionais elocais); Fontes de informação estratégicas para o planejamento em saúde; Framework do planejamento estratégico de base populacional; Planejamento de projetos e programas (planos e ferramentas); Sustentabilidade ambiental dos sistemas de saúde, avaliação de politicas públicas.
Módulo B – Gestão Financeira em Saúde - 68H
B1 – Economia da saúde e finanças – 24h
B2 – Contratualização em saúde – 20h
B3 – Controle de gestão e contabilidade em saúde – 24h
MÓDULO B – GESTÃO FINANCEIRA EM SAÚDE
B1 – Economia da Saúde e Finanças
Economia da saúde e suas especificidades; Determinantes das despesas em saúde; Sustentabilidade Financeira dos Sistemas de Saúde; Financiamento em Saúde no SUS e Impacto das Políticas Econômicas na Saúde; Tableau Bord e Balanced ScoreCard; Racionamento de cuidados de saúde e Literacia em saúde; O papel da regulação em saúde
B2 – Contratualização em Saúde
Modelos de Contratualização baseados no desempenho e baseados em resultados; Construção de indicadores; A contratualização no Sistema Nacional de Saúde – desafiose realidades; Modelos de Contratualização no SUS e parcerias publico-privadas; Planos de Desempenho; Análise e avaliação de contratualização pública hospitalar; contratos programas de hospitais públicos,; Compreensão das restrições financeiras e da evolução discriminativa das diferentes linhas de financiamento e critérios de avaliação.
B3 – Controle de Gestão e Contabilidade em Saúde
Contabilidade financeira e contabilidade de gestão; Caracterização do processo produtivo e conceitos de produção; Conceitos de custos; Apuramento dos custos de produção; Centros de custos e método das secções; Plano de Contabilidade Analítica das Organizações de Saúde (PCAH); Custos padrões e Activity-Based Costing (ABC); Grupos de Diagnósticos Homogêneos (GDHs); Controle de gestão e Tipos de controle; Centros de responsabilidade; Preços de transferência; Planejamento e controle orçamental; Fixação de metas e Sistemas de incentivos.
Módulo C – Planejamento Estratégico e Marketing em Saúde - 40h
C1 – Gestão estratégica em saúde – 20h
C2 – Marketing e comunicação em saúde – 20h
MÓDULO C – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MARKETING EM SAÚDE
C1 – Gestão Estratégica em Saúde
Noções base da estratégia; Análise da envolvente; A estratégia baseada nos recursos; Estratégia como processo.
C2 – Marketing e Comunicação em Saúde
Conceitos fundamentais de Marketing e Gestão Estratégica; Atitude Vencedora dos colaboradores na área da saúde; Gestão de conflito em ambiente empresarial; Comunicação efetiva em público; Estilos de Comunicação e influência nas equipes e no desempenho organizacional.
Módulo D – Liderança e Gestão - 32h
D1 – Gestão de recursos humanos e liderança – 16h
D2 – Comportamento organizacional – 16h
MÓDULO D – LIDERANÇA E GESTÃO
D1 – Gestão de Recursos Humanos e Liderança
A Gestão de Recursos Humanos (GRH) como função estratégica do setor da saúde; Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações; Os Sistemasde Recompensas e a Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Avaliação de Desempenho; Teorias da Liderança; Liderança e eficácia organizacional.
D2 – Comportamento Organizacional
As Organizações e Comportamento Organizacional; O Homem e a Organização: diferentes conceções da natureza humana; Estados emocionais e comportamento organizacional; Motivação e satisfação com o trabalho; A importância dos Grupos nas organizações de saúde; Supervisão Clínica; Cultura organizacional.
Módulo E – Organização e Controle - 116h
E1 – Tecnologias Digitais e Sistemas de informação em saúde – 24h
E2 – Gestão de qualidade – 20h
E3 – Operações e logística – 16h
E4 – Métodos estatísticos – 16h
MÓDULO E – ORGANIZAÇÃO E CONTROLE
E1 – Tecnologias Digitais e Sistemas de Informação
Conceitos gerais nas Tecnologias e Sistemas de Informação; Fundamentos de Segurançada Informação; Sistemas de Informação na Saúde; Sistemas de Apoio à Decisão – Business Intelligence; Telemedicina e Saúde Digital.
E2 – Gestão da Qualidade
Gestão da Qualidade na Saúde: Conceitos e Ferramentas; Modelos de Melhoria da Qualidade Organizacional; Auditoria da Qualidade em Serviços de Saúde; Movimento deSegurança do Doente/paciente; Gestão do Risco: Conceitos e Metodologia; Certificações e Acreditações no SUS:
E3 – Operações e Logística
Aprovisionamento – Conceito teórico/prático; Compras e critérios de escolha; LEAN industrial Ferramentas e aplicações práticas; LEAN em ambiente das organizações de saúde, Logística em Saúde Pública:
E4 – Métodos Estatísticos
Desenho de Estudos – Estudos Experimentais e Estudos Observacionais; Gestão de dados e Saúde Pública; Estatística descritiva; Distribuição normal; Estimativa e intervalos de confiança; Construção dos testes de hipótese; Análise de dados em saúde pública e suasimplicações para políticas e práticas de saúde.
Módulo F – Trabalho de conclusão de curso - Gestão baseada na evidência - 60h
MÓDULO F – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - GESTÃO BASEADA NA EVIDÊNCIA
F – Trabalho de Conclusão de Curso / Gestão Baseada na Evidência
Disciplina a ser desenvolvida em consonância com a Gestão em Saúde Baseada em Evidência e gestão de projetos, consistindo na elaboração de uma proposta de intervenção de uma problematica real, obedecendo as normas e regulamentos metodológicos. Ao final da disciplina, respectivo trabalho será apresentado o perante Banca Avaliadora.
Carga Horária Total - 360h
Workshops
Nos workshops, o participante terá a chance de ampliar sua rede de contatos enquanto mergulha em discussões sobre temas atuais e cases de sucesso tanto no Brasil quanto em Portugal.
É uma oportunidade unica de conectar-se com profissionais da gestão, com partilhar experiências inspiradoras e aprender com referencias de ambos os países.
- Workshop 1: Panorama do mercado de saude no mundo: estrutura e estrategias de exitosas.
- Workshop 2: Transformação digital: revolução 4.0 da saúde.
- Workshop 3: Lei Geral de Proteção de dados e organizações de saúde: direitos e deveres do paciente.
- Workshop 4: Excelência no atendimento e jornada do paciente.
- Workshop 5: Imersão em negocios digitais.
Dinâmica Pedagógica
Este curso de pós-graduação tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta aos novos critérios e contribuir para a eficiência e adequação estratégica das respostas em saúde.
A dinâmica pedagógica do curso pretende mobilizar os profissionais de saúde para uma dinâmica pedagógica ativa e intensiva que engloba uma componente presencial e uma outra à distância. As metodologias de ensino apoiam-se em vertentes expositivas, resolução de problemas, discussão de casos e debate, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular e a sua dinâmica pedagógica foram desenvolvidos para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde publicas ou veem na gestão um valor agregado para seu desenvolvimento profissional.
Propomos que das 360h de carga horária total 220h ocorram no regime presencial no Brasil (Faculdade Cespu) e 140h no regime de ensino à distância / síncrona com a utilização de uma plataforma de vídeo conferência e metodologias de e-learning lecionados por docentes da Cespu-PT.
De modo complementar à formação curricular, serão promovidos workshops para fortalecer a rede de contatos e integrar os conteúdos por meio da discussão de experiências exitosas sobre questões atuais.
Uma experiência imersiva presencial em Portugal, com duração de duas semanas será proposta opcional como componente complementar com vivências em diferentes unidades de saúde. Na ocasião, os participantes serão acompanhando por um professorda Cespu-PT, onde experienciarão a rotina de um gestor em saúde em um país europeu.
Número de Vagas
Estão previstas turmas compostas por 25 participantes.
Critérios de Avaliação
A avaliação da formação compreende dois componentes. Um componente teórico que englobará a realização de trabalhos escritos e as atividades realizadas em e-learning e um componente prático que corresponde à elaboração de projeto de intervenção/açãono âmbito da unidade curricular de Trabalho de conclusão de curso/Gestão Baseada naEvidência.
Corpo Docente
O corpo docente integrará docentes convidados brasileiros e portugueses nas áreas específicas e técnicas relacionadas com a Gestão e Administração em Saúde, entre os quais:
Perfil do Estudante
Graduados em cursos das áreas de Saúde, Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.
