Pós-Graduação em Gestão e Administração em Saúde

Curso com Dupla Certificação

Seu diploma é valido no Brasil e na Europa

Os desafios na gestão e administração em Saúde passam a exigir das organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que impliquem melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar a gestão financeira e operacional são uma realidade para todas as organizações e profissionais. Os gestores em Saúde são responsáveis por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora. No entendimento das problemáticas e da globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências econômico sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.

Especialização

18 meses (360 horas)

Turno Quinzenal

Estrutura Curricular

A pós-graduação em gestão e admistração hospitalar tem organização curricular disposta em 360h de contato numa metodologia b-learning, com aulas presenciais na Cespu Brasil e ensino a distância/síncrona com professores da Cespu-PT. Na próxima tabela apresentamos a estrutura curricular do curso.

A1 – Políticas e sistemas de saúde- 20h
A2 – Governança clínica – 20h
A3 – Direito e Legislação em saúde – 24h
A4 – Planejamento – 20h

MÓDULO A – POLÍTICAS, GOVERNANÇA E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

A1 – Políticas e Sistemas de Saúde

Inovação e Reformas do Sistema de Saúde; Organização e Funcionamento do Sistema de Saúde Português e Brasileiro; Comparação dos diferentes tipos de sistema de saúde(Bismark, Beveridge e Shemasko) e suas implicações no SUS; Contexto e desafios dos Cuidados de Saúde Primários: Diretrizes para Reformas, desafios operacionais, integração e coordenação do cuidado; Diretrizes e estratégias para a implementação das redes e seus impactos na organização dos serviços; Descentralização na Saúde.

A2 – Governança Clínica

Administração Pública, Gestão e Governança em Saúde; Nova Gestão Pública; Governança Clínica: Eixos e estratégias de ação; O profissional como influenciador dos processos de mudança.

A3 – Direito e Legislação em Saúde

Fontes do Direito e panorama geral das estruturas prestadoras de cuidados de saúde em Portugal e Brasil; Responsabilidade na prestação de cuidados de saúde; ; Regulaçãoe Acesso aos Serviços de Saúde:Processo clínico, sigilo e tratamento de dados pessoais;Ética e direito em saúde, em especial a abordagem dos chamados casos fronteira; Fiscalização das atividades em saúde

A4 – Planejamento

Determinantes da saúde individual e coletiva; Papel dos cidadãos na governança do sistema de saúde; Instrumentos de governança em saúde (planos nacionais, regionais elocais); Fontes de informação estratégicas para o planejamento em saúde; Framework do planejamento estratégico de base populacional; Planejamento de projetos e programas (planos e ferramentas); Sustentabilidade ambiental dos sistemas de saúde, avaliação de politicas públicas.

B1 – Economia da saúde e finanças – 24h
B2 – Contratualização em saúde – 20h
B3 – Controle de gestão e contabilidade em saúde – 24h

MÓDULO B – GESTÃO FINANCEIRA EM SAÚDE

B1 – Economia da Saúde e Finanças

Economia da saúde e suas especificidades; Determinantes das despesas em saúde; Sustentabilidade Financeira dos Sistemas de Saúde; Financiamento em Saúde no SUS e Impacto das Políticas Econômicas na Saúde; Tableau Bord e Balanced ScoreCard; Racionamento de cuidados de saúde e Literacia em saúde; O papel da regulação em saúde

B2 – Contratualização em Saúde

Modelos de Contratualização baseados no desempenho e baseados em resultados; Construção de indicadores; A contratualização no Sistema Nacional de Saúde – desafiose realidades; Modelos de Contratualização no SUS e parcerias publico-privadas; Planos de Desempenho; Análise e avaliação de contratualização pública hospitalar; contratos programas de hospitais públicos,; Compreensão das restrições financeiras e da evolução discriminativa das diferentes linhas de financiamento e critérios de avaliação.

B3 – Controle de Gestão e Contabilidade em Saúde

Contabilidade financeira e contabilidade de gestão; Caracterização do processo produtivo e conceitos de produção; Conceitos de custos; Apuramento dos custos de produção; Centros de custos e método das secções; Plano de Contabilidade Analítica das Organizações de Saúde (PCAH); Custos padrões e Activity-Based Costing (ABC); Grupos de Diagnósticos Homogêneos (GDHs); Controle de gestão e Tipos de controle; Centros de responsabilidade; Preços de transferência; Planejamento e controle orçamental; Fixação de metas e Sistemas de incentivos.

C1 – Gestão estratégica em saúde – 20h
C2 – Marketing e comunicação em saúde – 20h

MÓDULO C – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MARKETING EM SAÚDE

C1 – Gestão Estratégica em Saúde

Noções base da estratégia; Análise da envolvente; A estratégia baseada nos recursos; Estratégia como processo.

C2 – Marketing e Comunicação em Saúde

Conceitos fundamentais de Marketing e Gestão Estratégica; Atitude Vencedora dos colaboradores na área da saúde; Gestão de conflito em ambiente empresarial; Comunicação efetiva em público; Estilos de Comunicação e influência nas equipes e no desempenho organizacional.

D1 – Gestão de recursos humanos e liderança – 16h
D2 – Comportamento organizacional – 16h

MÓDULO D – LIDERANÇA E GESTÃO

D1 – Gestão de Recursos Humanos e Liderança

A Gestão de Recursos Humanos (GRH) como função estratégica do setor da saúde; Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações; Os Sistemasde Recompensas e a Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Avaliação de Desempenho; Teorias da Liderança; Liderança e eficácia organizacional.

D2 – Comportamento Organizacional

As Organizações e Comportamento Organizacional; O Homem e a Organização: diferentes conceções da natureza humana; Estados emocionais e comportamento organizacional; Motivação e satisfação com o trabalho; A importância dos Grupos nas organizações de saúde; Supervisão Clínica; Cultura organizacional.

E1 – Tecnologias Digitais e Sistemas de informação em saúde – 24h
E2 – Gestão de qualidade – 20h
E3 – Operações e logística – 16h
E4 – Métodos estatísticos – 16h

MÓDULO E – ORGANIZAÇÃO E CONTROLE

E1 – Tecnologias Digitais e Sistemas de Informação

Conceitos gerais nas Tecnologias e Sistemas de Informação; Fundamentos de Segurançada Informação; Sistemas de Informação na Saúde; Sistemas de Apoio à Decisão – Business Intelligence; Telemedicina e Saúde Digital.

E2 – Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade na Saúde: Conceitos e Ferramentas; Modelos de Melhoria da Qualidade Organizacional; Auditoria da Qualidade em Serviços de Saúde; Movimento deSegurança do Doente/paciente; Gestão do Risco: Conceitos e Metodologia; Certificações e Acreditações no SUS:

E3 – Operações e Logística

Aprovisionamento – Conceito teórico/prático; Compras e critérios de escolha; LEAN industrial Ferramentas e aplicações práticas; LEAN em ambiente das organizações de saúde, Logística em Saúde Pública:

E4 – Métodos Estatísticos

Desenho de Estudos – Estudos Experimentais e Estudos Observacionais; Gestão de dados e Saúde Pública; Estatística descritiva; Distribuição normal; Estimativa e intervalos de confiança; Construção dos testes de hipótese; Análise de dados em saúde pública e suasimplicações para políticas e práticas de saúde.

MÓDULO F – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - GESTÃO BASEADA NA EVIDÊNCIA

F – Trabalho de Conclusão de Curso / Gestão Baseada na Evidência

Disciplina a ser desenvolvida em consonância com a Gestão em Saúde Baseada em Evidência e gestão de projetos, consistindo na elaboração de uma proposta de intervenção de uma problematica real, obedecendo as normas e regulamentos metodológicos. Ao final da disciplina, respectivo trabalho será apresentado o perante Banca Avaliadora.

Carga Horária Total - 360h

Workshops

Nos workshops, o participante terá a chance de ampliar sua rede de contatos enquanto mergulha em discussões sobre temas atuais e cases de sucesso tanto no Brasil quanto em Portugal.

É uma oportunidade unica de conectar-se com profissionais da gestão, com partilhar experiências inspiradoras e aprender com referencias de ambos os países.

Dinâmica Pedagógica

Este curso de pós-graduação tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta aos novos critérios e contribuir para a eficiência e adequação estratégica das respostas em saúde.

A dinâmica pedagógica do curso pretende mobilizar os profissionais de saúde para uma dinâmica pedagógica ativa e intensiva que engloba uma componente presencial e uma outra à distância. As metodologias de ensino apoiam-se em vertentes expositivas, resolução de problemas, discussão de casos e debate, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular e a sua dinâmica pedagógica foram desenvolvidos para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde publicas ou veem na gestão um valor agregado para seu desenvolvimento profissional.
Propomos que das 360h de carga horária total 220h ocorram no regime presencial no Brasil (Faculdade Cespu) e 140h no regime de ensino à distância / síncrona com a utilização de uma plataforma de vídeo conferência e metodologias de e-learning lecionados por docentes da Cespu-PT.

De modo complementar à formação curricular, serão promovidos workshops para fortalecer a rede de contatos e integrar os conteúdos por meio da discussão de experiências exitosas sobre questões atuais.

Uma experiência imersiva presencial em Portugal, com duração de duas semanas será proposta opcional como componente complementar com vivências em diferentes unidades de saúde. Na ocasião, os participantes serão acompanhando por um professorda Cespu-PT, onde experienciarão a rotina de um gestor em saúde em um país europeu.

Número de Vagas

Estão previstas turmas compostas por 25 participantes.

Critérios de Avaliação

A avaliação da formação compreende dois componentes. Um componente teórico que englobará a realização de trabalhos escritos e as atividades realizadas em e-learning e um componente prático que corresponde à elaboração de projeto de intervenção/açãono âmbito da unidade curricular de Trabalho de conclusão de curso/Gestão Baseada naEvidência.

Corpo Docente

O corpo docente integrará docentes convidados brasileiros e portugueses nas áreas específicas e técnicas relacionadas com a Gestão e Administração em Saúde, entre os quais:

Álvaro Augusto da Rosa

Doutor

Américo Afonso

Doutor

Anabela Rodrigues

Doutora

António Almeida Dias

Doutor

Carlos Esteves

Mestre

João Oliveira

Doutor

João Pedro Tavares

Doutor

Luís Pisco

Doutor

Nuno Araújo

Doutor

Óscar Gaspar

Doutor

Ricardo Mena

Doutor

Rita Moreira

Doutora

Rita Sá Machado

Doutora

Vítor Macedo

Doutor

Amanda Aires

Doutora

Ana Paula Silva de Lucena

Especialista

Eline Nascimento

Mestre

Eurico Noblat

Mestre

Fernando Sales

Doutor

Guilherme Costa

Doutor

Juliana Ferreira Rozal

Mestre

Marcela de Araújo
C. Maciel

Mestre

Maria do Carmo
Lencastre

Especialista

Marina Padilha
Pires

Especialista

Samuel Gomes

Mestre

António Almeida Dias

Doutor

Isabel Araújo

Doutora

Nuno Araújo

Doutor

Maria do Carmo
Lencastre

Especialista

Nuno Araújo

Doutor

Marcela de Araújo
C. Maciel

Mestre

Perfil do Estudante

Graduados em cursos das áreas de Saúde, Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Inscrições - Aula Inaugural

Faça agora sua inscrição GRÁTIS para participar da aula inaugural da nossa Especialização em Gestão e Administração em Saúde.

Infraestrutura

Álvaro Augusto da Rosa

Doutorado em Gestão Estratégica. Atualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são

corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.

Américo Afonso

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005);na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009- 2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Diretor Clínicoda FMDUP. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Anabela Rodrigues

Docente do Ensino Superior. Doutora em Psicologia (linha de investigação de trabalho de equipe). Licenciada em Enfermagem. Licenciada em Psicologia.

António Almeida Dias

Lic. e Doutorado em Medicina. Docente Universitário. Presidente do Conselho de Administração da CESPU, Presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP).

Carlos Esteves

Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde. Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde. Diretor Serviço Esterilização (2008- 2010), certificado pela ISO 9001, Gestor da Qualidade (>2010) e Gestor de Risco (>2019), Coordenador da VMER (2009-2019) e Coordenador da Emergência Intra-Hospitalar (>2016) do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E.. Auditor do CHKS para Programas de Acreditação em Saúde (>2002). Curso de Auditoria pela ISO 19011 para ISO 9001; Perito Técnico pela LusoAenor. Membro do Accreditation Awards Panel do CHKS (>2019) e do Accreditation Council (>2019).

João Oliveira

Licenciado em Matemáticas Aplicadas e pós-graduado em Administração e Gestão da Saúde. Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga desde junho de 2019. Anteriormente (desde 2016), Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e vogal executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, entre 2009 e 2016. Exerceu ainda funções como diretor do Serviço de Aprovisionamento do Hospital de São João. Foi, também, diretor logístico e gestor de informação para a Península Ibérica na Uponor.

João Pedro Tavares

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho. Pós-Graduação em Gestión de las Relaciones Laborales, pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Certificação Internacional em Coaching. Practicionner em PNL. Vice- presidente da Associação Portuguesa dos Gestores de Recursos Humanos (de 2007 a 2016) e Vice-Presidente da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal da Associação Nacional das Empresas de Recursos Humanos (2010 – 2016). Autor da teoria e do livro “Liderança VIP – …para o século XXI”. Empresário, Gestor, Coach e Consultor de empresas e recursos humanos em várias empresas. Docente universitário e Pós Universitário em várias instituições Portuguesas e Espanholas. Com mais de trinta anos como quadro superior e administrador de empresas nacionais e multinacionais.

Luís Pisco

Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Diretor do Instituto da Qualidade em Saúde (1999-2005). Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários (2005 -2010). Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (1999 -2009). Membro da Direção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001-2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Sócio fundador e membro da Direção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

Nuno Araújo

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit – ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Óscar Gaspar

Licenciado em Economia (FEP). Pós-graduação em gestão pública pela Universidade de Aveiro. Trabalhou na banca (Millennium-BCP) entre 1992 e 1997, foi assessor do Grupo Parlamentar do PS entre 1997 e 1999 e assessor e chefe de gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento entre 1999 e 2001. Administrador da Metro-Mondego, SA entre 2001 e 2004. Assessor Económico do Primeiro-ministro de 2005 a 2009. Secretário de Estado da Saúde (2009-2011).Foi assessor económico do Secretário-Geral do PS e desde setembro 2014 até 2016 foi Diretor de External Affairs da MSD Portugal.É presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e vice-Presidente da União Europeia da Hospitalização Privada (UEHP).Membro da Comissão Executiva da CIP e membro do Conselho Económico e Social. É Vice-Presidente do Conselho Estratégico de Saúde da CIP, membro do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Saúde Pública, dos Conselhos Consultivos do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e da Faculdade de Farmácia UL e do Conselho Geral e de Supervisão da Dignitude. Presidente do Conselho Fiscal do ISBE e administrador da Fundação do Gil.

Ricardo Mena

Doutorado em Comunicação e Publicidade pela Universidade de Vigo, é atualmente Docente do IPAM Porto. É professor coordenador no IPAM Porto na área de Marketing Estratégico. Foi também coautor do livro Health Care Marketing lançado em 2016 pela LEYA. Ricardo Mena foi fundador e diretor de inovação da MM + A Branding, empresa portuguesa com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de projetos de Branding Estratégico. Trabalhou com várias empresas como TrofaSaúde, Esferasaúde, CUF Saúde, Medicyn entre outros.

Rita Moreira

Licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. Com participação em diversas formações na área da gestão, bem como em congressos e conferências na área da saúde. Foi consultora Deloitte nas áreas fiscal e corporate finance, tendo sido depois Diretora de Planeamento na Prio SGPS. O seu percurso na área da saúde inicia-se em 2011, como Assessora para a área financeira do CD da ARSN. Foi Vice-Presidente da ARSN, Vogal Financeira do Centro Hospitalar de Santo António e é hoje Vogal do Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS.

Rita Sá Machado

Médica e Doutora em Medicina.Mestre em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e tem duas pós-graduações: uma em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School, e outra em Educação Médica pela Harvard Medical School. Diretora-geral da Saúde. Foi conselheira da Organização Mundial de Saúde na área da saúde e migrações, em Genebra; conselheira de Migração e Assuntos Humanitários no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Missão Permanente em Portugal, e chefe de divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Vítor Macedo

Doutor em Economia. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP. É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.

Amanda Aires

Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Governo do Estado de Pernambuco. Economista pela Universidade Federal de Pernambuco com extensão universitária na Universität Zürich, na Suiça. Mestra em Economia também pela UFPE com dissertação premiada no III Prêmio de Economia Bancária pela Federação Brasileira de Bancos. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco com extensão na Université Laval, Canadá. Professora de Economia e Finanças do Centro Universitário UniFBV. Gerente Gerente Geral de Concessões na Prefeitura da Cidade do Recife e autora dos livros Economia Brasileira para Concursos e Economia para concursos – 1000 exercícios para concursos. Comentarista de Economia da rádio CBN.

Ana Paula Silva de Lucena Carvalho

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (1998), com pós-graduação em Oncologia pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Oncológica, Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde. Atualmente, exerce o cargo de Diretora Geral de Educação em Saúde na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, função que ocupa desde junho de 2024. Atuou como Diretora Geral do Hospital Barão de Lucena, em Recife, de outubro de 2023 a junho de 2024. Também desempenhou a função de Coordenadora Administrativa na Hapvida Remoções, de maio de 2022 a agosto de 2023, atuando no Norte e Nordeste. Foi Gerente de Enfermagem e Expansão na Humanas Home Care Recife, Enfermeira Oncológica na Rede D’Or São Luiz e Gerente Administrativa no Hospital Memorial Jaboatão.

Entre janeiro de 2005 e dezembro de 2016, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Saúde e Diretora Administrativa de Unidade Hospitalar na Prefeitura Municipal de Parnamirim, PE. Possui também experiência como Supervisora de Enfermagem no Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco.

Eline Nascimento

Psicóloga. Mestre em psicologia social, estudo políticos -UFPB. MBA gestão em serviços de saúde-Faculdade Pernambucana de Saúde. Atuo no ministério da educação- Secretária de Educação Profissional e Tecnológica. Foi Diretora de Formação Profissional e Inovação-FUNDAJ. Foi superintende de gestão e atual superintende de Recursos Humanos na Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes.

Eurico Noblat

Bacharel em Administração. Especialista em Marketing. Mestre em Administração. Coordenador e Diretor acadêmico em diversas faculdades pernambucanas nos últimos 18 anos. Professional Coach pela Academia Brasileira de Coaching. Mais de trinta anos de experiência em gestão de pessoas em empresas públicas e privadas. Fundador da Hospital Med. Atual Coordenador Educacional e de Inovação do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco – Sindhospe. Atual Coordenador da Câmara de Saúde do Conselho Regional De Administração de Pernambuco – CRA-PE. Atual Diretor Institucional da Associação das Empresas de Suape – ASSESUAPE. Membro do IPQG – Instituto Pernambucano de Qualidade em Gestão.

Fernando Sales

Bacharel em Engenharia. Doutor em Ciências pelo Instituto do Coração em Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor associado na UFPE> 2014. Cientista Sênior no Porto digital. Pesquisador Científico NUTES (Núcleo de Telessaúde) -UFPE. Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)- Instituto de Gerenciamento de Projetos.

Guilherme Costa

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1999); Residência médica em Clínica médica e Pneumologia no Hospital dos Servidores do Estado de São Paulo (2002); Especialista em Pneumologia pela SBPT (2002); Mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2007); Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB (2008); Especialista em Broncoscopia pela SBPT (2010); Doutor em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer INCA/IMIP (2013-2017). Assessoria da Superintendência Técnica do Hospital de Câncer de Pernambuco (2015-2017). Assessoria da Superintendência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Pernambuco (2017-2022); Coordenador operacional da Instituição Receptora do Programa de Doutorado Interinstitucional – DINTER IMIP-HCP (2019-2023). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2020-2022); Integrante do grupo RIECLIMM – Rede Integrada de Estudos Clínicos, Imunológicos e Moleculares em COVID-19 (2020). Coordenador do projeto PRONON ENSINO: Educação Permanente em Cuidados Paliativos na Rede Oncológica do SUS de Pernambuco: Capacitando profissionais de saúde – Instituição: Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) (2020-2022). MBA Executivo em Gestão em Saúde pela Hospital Albert Einstein (2022-2024). Docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde Integral do Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira – IMIP (2023). Professor acadêmico e coordenador de Habilidades Simulação da Faculdade de Medicina de Olinda (2023).

Juliana Ferreira Rozal

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universdidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Avaliação de Programas em Saúde (2011). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Assistir/Cuidar em Enfermagem pelo CNPq/UFPE. Atua na Equipe técnica da Secretaria Executiva de Planejamento, Monitoramento e Articulação Distrital ( SEPMAD) da Secretaria de Saúde do Recife. Atuou na Chefia da Divisão da Formação Profissional da Secretaria Municipal de Saúde do Recife-PE, articulando a integração ensino-serviço-comunidade na Rede SUS Escola Recife e, como coordenadora da Atenção Básica do Município de Ipojuca, assim como, na área de planejamento e gestão em saúde e na área de assistência hospitalar e docência com ênfase em enfermagem neonatal/pediátrica. Área de Atuação: Gestão Pública em Saúde, Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Formação Profissional, Integração Ensino e Serviço, Docência e Preceptoria em Serviço.

Marcela de Araújo C. Maciel

Doutoranda em Enfermagem-UFPE (desde 2019), Mestre em educação para ensino e saúde e Enfermeira-Faculdade Pernambucana de Saúde. Pós- graduação em Saúde Mental e atenção psicossocial. Docente do ensino superior e pós-graduação há 11 anos, com expertise no ensino de metodologia da pesquisa. Atuou como docente no curso de Especialização em Saúde Pública -Escola de Saúde Publica de Pernambuco direcionada para gestores do SUS, Residência Multiprofissional de Saúde coletiva SES-PE. Tutora no PROADI-SUS pelo Hospital do Coração- São Paulo nos cursos de aperfeiçoamento: Metodologia cientifica e produção cientifica; Preceptoria no contexto das residências em saúde. Formação em saúde baseada em evidências- UNICAMP. Atualmente é professora, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Monitorias (NUPEM), Coordenadora do Curso técnico em enfermagem na Faculdade Cespu. Membro do grupo de inteligência artificial & saúde -Cespu PT/BRASIL.

Maria do Carmo Lencastre de Menezes e Cruz Dueire Lins

Graduação em medicina pela Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco 1985, Equivalência do curso de medicina Pela Faculdade de medicina de Lisboa 1989, Residência em Clínica Médica Universidade de Pernambuco 1989, Geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/ AMB 2000. Preceptora da residência médica de Geriatria do Real Hospital Português desde 2009. Membro da Câmara Técnica de Geriatria Conselho Federal de Medicina desde 2009. Geriatra e membro Conselho Consultivo do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco desde 2010.Diretora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Real Hospital de Beneficência em Pernambuco (IEPRHP) desde 2017. Diretora da Escola Técnica de Saúde do RHP desde 2018. Diretora de defesa profissional da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia desde 2018. Diretora de defesa profissional da Associação Médica de Pernambuco desde 2018.

Marina Padilha Pires

Graduada em Administração (2002) e em Direito (2010), ambas pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV, LLM em Direito Médico e da Saúde pela Unicap e está cursando pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde pela Escola Paulista de Direito (EPD).

Especialista em Direito Médico, Odontológico e da Saúde, acumula mais de 13 anos de experiência na área, oferecendo assessoria e suporte jurídico para médicos, dentistas e clínicas.

Atualmente, integra diversas comissões da OAB/PE, incluindo a Comissão da Mulher Advogada (2021-2025), a Comissão de Direito Médico e da Saúde (2021-2025) e a Comissão de Perícias (2023-2024), onde assumiu a secretaria em 2024. Também fez parte da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/Jaboatão dos Guararapes (2021-2023), exercendo a função de secretária em 2023. Além disso, atua como Membra Julgadora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PE no período de 2003 a 2024.

Samuel Gomes

Profissional da área da saúde atuando há 18 anos na gestão de operações, redes próprias e credenciadas. Implementando e estruturando redes de atenção à saúde com o objetivo de gerar valor e sustentabilidade para o mercado por meio da hierarquização e organização dos serviços com foco na atenção primária. Atualmente, exerce a função de Superintendente Geral na FGH – Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes, cargo que ocupa desde agosto de 2021. Antes disso, atuou como Gerente Executivo na Dasa, de março de 2020 a julho de 2021, e como Gerente Regional no Grupo São Francisco, de abril de 2018 a fevereiro de 2020, em Maringá, Paraná. Também desempenhou o papel de Gerente de Implementação de Projetos na Optum Health Education, entre setembro de 2017 e abril de 2018, na região de São Paulo. Anteriormente, trabalhou por mais de 20 anos na Amil, onde exerceu a função de Gerente Administrativo de dezembro de 1996 a abril de 2017.  Possui formação acadêmica, Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Saúde pela Fundação Getulio Vargas (2020-2021); Master of Business Administration (MBA) em Gestão de Serviços de Saúde pelo Insper (2017-2019), GraduaçãoAdministração Hospitalar pelo IPEP, onde estudou entre 2002 e 2006.