Avaliação Institucional
A avaliação institucional da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL é um processo de aferição da proposta pedagógica dos cursos oferecidos pela instituição para:
- Promover um processo contínuo visando o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico;
- Constituir um processo sistemático de prestação de contas à sociedade;
- Constituir instrumento de planejamento e gestão da Faculdade.
A avaliação deve acontecer interna e externamente. A avaliação interna será regida por normas constantes no programa de avaliação institucional da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE e a avaliação externa será realizada pelo Ministério da Educação (MEC) através da Avaliação Institucional e Avaliação dos Cursos.
O que é a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE foi instituída com a atribuição de conduzir o processo de avaliação interna, através de um trabalho sistemático que atenda aos princípios de gestão integrada, desenvolvendo ações articuladas com os Coordenadores Gestores de Cursos, Órgãos de Apoio e Direção, garantindo dessa forma, o processo de construção participativa.
A CPA possui um representante de cada segmento acadêmico: o presidente da CPA (coordenador ou professor), um representante da coordenação de cursos, um representante do corpo docente, um representante do corpo discente, um representante do corpo técnico administrativo e um representante da sociedade civil organizada.
A CPA adota os seguintes procedimentos:
- Reuniões periódicas da própria CPA;
- Preparação da operacionalização das etapas: sensibilização interna, aplicação de questionários (on line), análise dos resultados, interpretação dos resultados e sua divulgação a toda comunidade acadêmica (por meio de murais, de reuniões, do site da Instituição), estímulo e acompanhamento da elaboração e operacionalização do plano de melhorias, elaboração do relatório final.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES – Lei 10861/04) propõe integrada à Autoavaliação Institucional o desenvolvimento da Avaliação de Curso, com o propósito de apreender “a qualidade do curso no contexto da realidade institucional no sentido de formar cidadãos conscientes e profissionais responsáveis e capazes de realizar transformações sociais”.
A Avaliação de Curso proposta neste contexto supõe três categorias de análise que permitam a instituição e cada curso identificar:
- a organização didático-pedagógica proposta e implantada pela Instituição bem como os resultados e efeitos produzidos junto aos alunos;
- o perfil do corpo docente, corpo discente e corpo técnico, e a gestão acadêmica e administrativa praticada pela Instituição, tendo em vista os princípios definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI);
- as instalações físicas que suportam as ações pedagógicas previstas nos Planos Acadêmicos e sua coerência com propostas anunciadas no PDI e PPI.
Para a análise dessas categorias o CONAES/INEP define um conjunto de indicadores e critérios de desejabilidade, que integramos numa proposta metodológica de Avaliação de Curso que atenda as especificidades de cada curso e os princípios gerais definidos no PDI e PPI.

Documentos - CPA
Saiba mais sobre a CESPU:
CESPU é um Grupo Educacional, de origem portuguesa, que atua no Ensino Superior de Saúde há mais de 40 anos. Um dos nossos grandes objetivos é formar profissionais qualificados, criando pontes para expandir o aprendizado, permitindo que nossos estudantes alcancem a excelência na atuação nacional e internacional.
Nossos Campus em Portugal
Chegada ao Brasil
A CESPU escolheu o estado de Pernambuco para receber o seu primeiro campus brasileiro. Além da facilidade do idioma, que é o português, o Brasil tem Polos de Saúde muito bons. Isto nos proporciona um excelente ambiente para trocas de experiências e desenvolvimento de um cenário cada vez mais global, trazendo o Universo CESPU para interagir diretamente com a população brasileira.
Cursos Oferecidos
Por que escolhemos Pernambuco?
Pernambuco tem o segundo maior Polo de Saúde do Brasil e está localizado na região brasileira geograficamente mais próxima da Europa. Este cenário oferece condições únicas para a formação de profissionais com excelência na Saúde, facilitando a mobilidade interinstitucional de estudantes, docentes e funcionários.