Está chegando a Primeira Jornada de Saúde Pública da CESPU, uma imersão sobre o tema “Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente”. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, aqui na Faculdade CESPU Europa, com a participação de grandes profissionais da área. Contamos com a sua presença!

PALESTRANTES

Prof. Dr. Luiz Scabar

MINI CURRÍCULO

Doutor e Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP, Mestre e Graduado em Odontologia pela Universidade Paulista – UNIP. Diretor Adjunto do Instituto de Ciências da Saúde e professor titular da Universidade Paulista, Diretor Administrativo da Unip Interativa, Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Pública, editor do Journal of the Health Sciences Institute e autor do Projeto Rondon da Universidade Paulista (Operação Canudos – jan/fev 2013 – município Paulistana, Piauí). Coordenador do Curso de Especialização em Saúde Pública da Universidade Paulista (CESP/UNIP). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – INEP/MEC. Foi Tutor do curso de Especialização em Saúde Pública – CESP – da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP. Foi presidente da Câmara Técnica de Especialidades – Saúde Coletiva – do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo CROSP. Experiência na área de Saúde Pública e Odontologia em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Epidemiologia, Flúor, Programas e Estratégias em Saúde.

Profa. Dra. Fernanda Carrer

MINI CURRÍCULO

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente coordenada grupo de pesquisa em Formulação de Políticas públicas em saúde bucal Informadas por Evidência Científica da FOUSP e o Núcleo de Evidências credenciado pelo Ministério da Saúde e EVIPNET. Professora professora doutora da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde da Faculdade de Odontologia (FOUSP) da Universidade de São Paulo, em regime de dedicação exclusiva (RDIDP). É credenciada como orientadora permanente do programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP, é pesquisadora dos Observatórios de Recursos Humanos em Odontologia e do Observatório Iberoamericano de Políticas públicas de Saúde Bucal. É pesquisadora do grupo de Pesquisa de Saúde Bucal Coletiva do CNPQ. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva e Odontologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa qualitativa, Odontologia, recursos humanos em saúde, telessaúde, teleodontologia, ensino na saúde, políticas públicas informadas por evidências, Políticas públicas de saúde bucal.

Prof. Dr. Gilberto Pucca

MINI CURRÍCULO

Possui graduação em Odontologia (1987), especialização em saúde pública (1987), mestrado em Epidemiologia do Envelhecimento pela Escola Paulista de Medicina (1998) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2013). Implantou o Programa Brasil Sorridente e foi Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (2003 a 2015). Foi Diretor de Saúde Ambiental e Saúde do trabalhador do Ministério da Saúde (2015/16). Atuou de 1993 a 2014 como professor concursado do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi pesquisador do Centro de Estudos do Envelhecimento da Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (1996-1998). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de Brasília, atuando principalmente nos seguintes temas: oral health, dental health services, public health. Coordena o Projeto de Extensão “Organização da Demanda segundo Critérios de Risco”. Possui experiência no campo de ensino, pesquisa e gestão. No ensino, coordena e ministra aulas na graduação em Odontologia da Universidade de Brasília (UnB). Na área de Pesquisa e Pós-graduação é docente dos Cursos de Pós Graduação de Odontologia e Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Na área de gestão, tem experiência tanto na gestão acadêmica, onde exerceu os cargos eleitos de Coordenação de Colegiado de Graduação (1996 a 1997) e de Chefe do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (1998-2000); Na gestão do SUS, onde exerceu os cargos de Gerente de Vigilância a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá (2001-2002).Atua ainda como consultor de planejamento organizacional para Orgãos públicos e Prefeituras.

PROGRAMAÇÃO

Não perca essa oportunidade!

Saiba mais sobre a CESPU:

CESPU é um Grupo Educacional, de origem portuguesa, que atua no Ensino Superior de Saúde há 40 anos. Um dos nossos grandes objetivos é formar profissionais qualificados, criando pontes para expandir o aprendizado, permitindo que nossos estudantes alcancem a excelência na atuação nacional e internacional.

Nossos Campus em Portugal

Campus de Gandra

Campus de Penafiel

Campus de Famalicão

Chegada ao Brasil

A CESPU escolheu o estado de Pernambuco para receber o seu primeiro campus brasileiro. Além da facilidade do idioma, que é o português, o Brasil tem Polos de Saúde muito bons. Isto nos proporciona um excelente ambiente para trocas de experiências e desenvolvimento de um cenário cada vez mais global, trazendo o Universo CESPU para interagir diretamente com a população brasileira.

Cursos Oferecidos

Por que escolhemos Pernambuco?

Pernambuco tem o segundo maior Polo de Saúde do Brasil e está localizado na região brasileira geograficamente mais próxima da Europa. Este cenário oferece condições únicas para a formação de profissionais com excelência na Saúde, facilitando a mobilidade interinstitucional de estudantes, docentes e funcionários.

Internacionalização

Hoje, além de Portugal e Brasil, a CESPU tem atuação em mais de 10 países e está presente em três continentes: Europa, África e América do Sul. Em todos os locais que está presente, proporciona aos alunos as últimas novidades em tecnologia, inovação e network global.

O nosso projeto possibilita que, durante o curso, os alunos realizem intercâmbio e, ao final do curso, possam realizar uma formação complementar internacional e adquirir um diploma válido na Comunidade Europeia.