Why study Psychology at CESPU?
With the increase in the search for professionals in the area and such diversity in the possibilities of acting, the Psychology professional needs a qualified and broad training. In the Psychology course at CESPU, our students have high-level professors and environments designed for an excellent practical experience. You leave prepared to seize every opportunity.
Take the first step towards the beginning of your career
- Bacharelado
- Presencial
- 10 períodos
- Portaria MEC de Autorização de Curso Nº 963, de 10 de novembro de 2022. Publicada no DOU Nº 214, de 11 de novembro de 2022.
PROGRAMA TALENTOS
DO FUTURO
Bolsas de 50% para a primeira turma.*
Investir em novos talentos é uma das missões da CESPU Europa no Brasil. Por isso, estamos oferecendo 500 bolsas de 50% para os alunos que ingressarem através do vestibular 2023.1.*
Uma oportunidade única de estudar em uma faculdade de alto nível, com network internacional e reconhecida pelo MEC.
Student profile
Our students graduate with solid theoretical knowledge, based on ethical and scientific principles. Keeping in mind the focus of the commitment towards human formation in a democratic way, strongly committed to social problems, with the improvement of the quality of life and the dignity of the human being.
Proporcionamos aos nossos alunos:
- Alto padrão de ensino;
- Convênios com hospitais, clínicas especializadas e instituições de Saúde;
- Oportunidade de intercâmbio na nossa matriz, em Portugal.
- Vivência em pesquisa com aplicação social e embasamento teórico, assim como atividades de extensão;
- Oportunidade para revalidação do seu diploma brasileiro, ao final do curso, desenvolvendo uma formação complementar para adquirir o título português.
Infrastructure
Informações gerais do curso
COURSE COORDINATOR
Profa. Sandra Farias
• Doutora em Psicologia (Psicologia Social) Ufpb/J.P.;
• Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) • Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005);
• Psicóloga Hospitalar no Hospital Barão de Lucena;
• Docente na área de Psicologia e afins; • Preceptora de estágio em Psicologia Hospitalar, em Saúde Mental e na Clínica/Consultório na abordagem da Psicanálise. • Experiência na área de gestão atuando como Coordenadora de curso e Coordenadora Adjunta de Curso;
• Supervisora Técnica – Coordenadora de Clínica-Escola; • Coordenadora de Estágios. • Ênfase de atuação Psicologia Clínica – Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, Psicologia da saúde, morte, Cuidados Paliativos e subjetividade.
Entry forms
In person
Transfer
ENEM
Online entrance exams
Course documents
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo Geral
O curso de psicologia da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL- FACCE tem como objetivos:
⮲ propiciar e garantir ao aluno, futuro profissional uma formação generalista, que implica em domínio e visão crítica dos processos básicos, teorias e sistemas em psicologia, garantindo-lhe a capacidade para atuar como profissional e como pessoa;
⮲ desenvolver nos alunos o domínio integrado de habilidades e competências que constituem o perfil do psicólogo brasileiro;
⮲ capacitar o aluno para atuar profissionalmente em instituições, organizações e comunidades, de forma a explicitar uma presença humana e cristã no mundo do trabalho.
Objetivos Específicos
Como objetivos específicos, para o Curso de Psicologia, temos a formação de profissionais com competências e habilidades gerais que sejam capazes de:
⮲ promover o desenvolvimento e a construção do conhecimento científico em psicologia de uma maneira ética, criativa, integrada e produtiva;
⮲ levar o aluno, futuro profissional a reconhecer as diferentes tendências e concepções teóricas em psicologia, considerando as peculiaridades de contextos históricos, ontológicos e dos campos de aplicações;
⮲ instrumentalizar o aluno para articular a psicologia com os seus fundamentos biológicos, socioculturais, filosóficos, antropológicos;
⮲ fortalecer o conhecimento teórico e científico da psicologia através da prática dos laboratórios, das atividades práticas e das práticas de estágios supervisionados (nível básico e específico);
⮲ fomentar e estimular no aluno a busca de uma formação continuada;
⮲ assegurar junto ao aluno, em nível teórico e prático, o domínio de políticas e práticas de penetração no contexto social e de intervenção transformadora nesse contexto.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
Perfil do Egresso
Os psicólogos graduados pela FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE devem, ao final do curso, apresentar as seguintes características:
⮲formação humana, democrática, fortemente comprometida com os problemas sociais, com a melhoria da qualidade de vida e da dignidade do ser humano;
⮲formação teórica sólida (conhecimento e domínio de teorias, sistemas, métodos e técnicas da psicologia e disciplinas afins), fortemente embasada em princípios éticos e científicos;
⮲capacidade de diagnóstico e intervenção, de forma ética e científica, na realidade que se lhe apresenta;
⮲capacidade de contribuir, com seus sólidos conhecimentos teórico e prático, para a construção da psicologia enquanto ciência e profissão;
⮲capacidade de utilizar a prática como método crítico de reformulação teórica e profissional;
⮲capacidade de identificar os fundamentos filosóficos, epistemológicos, as diferentes concepções de psicologia e os limites do conhecimento psicológico;
⮲capacidade de recorrer à métodos e técnicas da psicologia para análise de situações e contextos específicos, considerando suas implicações socioeconômicas e culturais, de modo a intervir nessa realidade;
⮲capacidade de atuar em equipes multiprofissionais e colaborar com profissionais de áreas afins;
⮲assumir o compromisso do próprio aprimoramento científico e profissional de forma sistemática e continuada;
⮲engajar-se nas associações profissionais da classe e nas lutas pela melhoria da inserção e atuação profissional.
Coerência do Currículo com os Objetivos do Curso
O curso oferece um conjunto de disciplinas teóricas, atividades práticas e estágios supervisionados que respondem aos objetivos gerais e específicos propostos pelo curso, tais como: teorias e sistemas psicológicos; processos psicológicos básicos e outras, disciplinas em ênfases curriculares específicas envolvendo formas próprias de intervenção na realidade; estágio em práticas clínicas, em educação e compromisso social e em saúde mental e prevenção, entre outras muitas. Ressaltam-se aqui os projetos comunitários que serão desenvolvidos em campos emergentes, tais como, delegacia da mulher, unidades básicas de saúde, brinquedotecas, conselho tutelar, hospitais, caps (centro de atendimento psicossocial) dentre outros, todos esses vinculados à prática dos estágios e a trabalhos práticos curriculares. O curso também propiciará ao aluno um atendimento psicológico psicoterápico diferenciado na medida em que manterá convênio com psicólogos da região para atendimento clínico a alunos “em crise”, o que possibilita ao aluno avaliar-se continuamente como pessoa e como profissional.
Destaca-se nesse contexto de integração entre o currículo e os objetivos do curso a existência e prática dos laboratórios. Todos sedimentam os conhecimentos teóricos e práticos necessários à prática da psicologia e fundamentam a integração da psicologia, enquanto ciência e profissão, com áreas e disciplinas afins.
Ainda dentro desse processo integrativo salienta-se a importância de atividades interdisciplinares e articuladas com outras áreas e cursos, como palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, atividades culturais e atividades para a comunidade, recebendo na FACCE o público participante e comunidade para a realização destas atividades. Trata-se de eventos multiprofissionais e interdisciplinares. Todas as atividades que serão desenvolvidas pelo curso e pelos alunos da psicologia serão planejadas interdisciplinarmente e integradas ao currículo como um todo.
Coerência do Currículo com o Perfil Desejado do Egresso
A organização curricular do Curso de Psicologia da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE, em seus aspectos teóricos e práticos, propiciará ao aluno a aquisição de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que se encontram expressos no perfil do egresso. Com relação aos conteúdos conceituais que possibilitam uma formação sólida embasada em princípios científicos, teorias, métodos e técnicas no campo da psicologia e áreas afins, destacamos a presença das disciplinas vinculadas às bases biológicas, antropológicas e filosóficas da psicologia; a presença das disciplinas relacionadas às teorias do desenvolvimento, da personalidade e da psicopatologia; às disciplinas vinculadas aos processos básicos; às disciplinas de aplicação da psicologia em contextos diversificados, tais como, escola, instituições, empresas, saúde, considerando em todas elas a articulação com os objetivos, competências e habilidades dos eixos aos quais pertencem.
Com relação aos conteúdos procedimentais que garantem a capacidade de intervenções articuladas com a realidade em uma perspectiva multiprofissional, e o uso de métodos e técnicas para análise e intervenção em situações e contextos específicos, contribuem curricularmente as disciplinas vinculadas aos eixos de fundamentos de investigação científica, de avaliação e intervenção psicológica, de formação profissionalizante nas ênfases curriculares.
Quanto aos conteúdos atitudinais que perpassam todo o currículo, e que possibilitam uma formação democrática, humana, compromissada com a qualidade de vida e a dignidade do ser humano, sempre pautada na ética e na contribuição ao desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão, contribuem as disciplinas (contextos teóricos e práticos) dos eixos de fundamentos filosóficos, epistemológicos, históricos da psicologia; da psicologia e contextos sociais.
Articulam-se também com o perfil do egresso, os estágios curriculares supervisionados através das diferentes ênfases ofertadas, os eventos propiciados pelo curso, as semanas culturais integradas aos demais cursos da IES, incluindo os grupos de pesquisa que serão criados, voltados para o desenvolvimento humano e saúde mental, para o desempenho acadêmico e metodologias aplicadas, e violências nas escolas.
Coerência do Curso com as Diretrizes Curriculares Nacional do Curso de Psicologia
O currículo do Curso de Psicologia da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE foi estruturado com base nas orientações e determinações das DCNs no que tange aos aspectos pedagógicos, organizacionais e de formação profissional, como se descreve abaixo.
O curso tem uma carga horária total de 4.080 horas (formação de psicólogo), sendo que 15% (600 horas) correspondem a pratica dos estágios supervisionados. O conjunto das horas teóricas (3.280) é distribuído ao longo dos cinco anos do curso, semestralmente através de um conjunto de disciplinas com carga/horária de 40 horas ou 80 horas. Em cada disciplina do curso, 20% da carga horária disciplinar correspondem a atividades práticas planejadas e orientadas pelo professor. Como as disciplinas são alocadas em eixos estruturantes, a possibilidade de interdisciplinaridade e flexibilidade curricular se faz possível, visto que cada eixo agrega as suas disciplinas em torno de objetivos, competências e habilidades comuns.
Os conteúdos teóricos fundamentam e preparam o aluno para as práticas do estágio subdividido em dois núcleos, a saber: o básico (200 horas) realizado no terceiro ano do curso direcionado para a prática de observação, aprendizagem, desenvolvimento e diagnóstico social; o específico ou profissionalizante (400 horas) realizado no decorrer do quarto e quinto anos do curso, dentro das ênfases ofertadas: práticas clínicas, educação e compromisso social, saúde mental e prevenção.
Reforçam, ainda, o currículo a valorização de atividades complementares, tais como: semanas culturais, visitas técnicas, a jornada de psicologia, participação em congressos e atividades afins, na medida em que não são obrigatoriedade como orienta as DCNs , e sim um acréscimo e incentivo à formação do futuro profissional.
As diretrizes curriculares propõem uma formação generalista ao psicólogo, embora orientada por diretrizes e eixos curriculares que se articulam com a realidade do contexto onde o curso se insere, e com o conjunto de teorias, métodos e técnicas que sustentam a psicologia enquanto ciência e profissão. Nesse sentido, o curso de psicologia da FACULDADE CESPU EUROPA BRASIL – FACCE oferece ênfases direcionadas para a realidade regional, com especial destaque para os processos de educação, saúde, prevenção e compromisso social, elementos básicos constitutivos de nossa realidade. Nos eixos curriculares ofertados encontram-se presentes as teorias (da personalidade, do desenvolvimento, da psicopatologia, das práticas clínicas) métodos (de investigação científica, de diagnóstico de avaliação psicológica) e técnicas (de observação, de entrevista, de avaliação psicológica, de investigação científica), tradicionais e emergentes. Complementam esses conhecimentos os eixos que se reportam a áreas afins da psicologia (biológicas filosófico-epistemológicas, estatísticas, sociológico-antropológicas).
A prática dos estágios também se encontra consolidada com as orientações das diretrizes curriculares (artigos 20, 21 e 22), na medida em que o curso oferta uma prática de estágio do núcleo básico, terceiro ano do curso, orientada para a realização de práticas observacionais e interventivas em diferentes contextos, utilizando os conhecimentos de teorias, métodos e técnicas obtidos ao longo desses três primeiros anos, totalizando 200 horas. A prática de estágio profissionalizante ocorre nos últimos dois anos do curso dentro das ênfases ofertadas, totalizando 400 horas. O estágio na ênfase em práticas clínicas é obrigatório para todos os alunos, sendo as demais ênfases optativas (educação e compromisso social, saúde mental e prevenção). O aluno deverá escolher uma das duas ênfases optativas e cursar as disciplinas e estágios.
EIXOS ESTRUTURANTES: NÚCLEO BÁSICO E NÚCLEO PROFISSIONALIZANTE
O núcleo básico mais o núcleo profissionalizante prevê o desenvolvimento de competências e habilidades para a compreensão e aplicação dos eixos estruturantes que dão sustentação à concepção do curso. Os eixos estruturantes são os seguintes:
Eixo 1: fundamentos filosóficos, epistemológicos, históricos e conceituais da psicologia;
Eixo 2: processos psicológicos básicos;
Eixo 3: fundamentos metodológicos para investigação científica;
Eixo 4: procedimentos de avaliação e intervenção psicológicas;
Eixo 5: bases biológicas da psicologia;
Eixo 6: psicologia e contexto social;
Eixo 7: áreas de aplicação da psicologia;
Eixo 8: formação profissional e ênfases curriculares.
Os eixos objetivam mostrar que a proposta do curso contempla um conjunto de fundamentos e instrumentos básicos em psicologia e as interfaces com as ciências afins.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O Psicólogo pode atuar em consultórios, clínicas ou serviços públicos e particulares, em equipes de saúde pública (PSF), em serviços de home care, em consultórios próprios, ou ainda em hospitais e demais entidades.
ESTRUTURA E CONCEPÇÃO CURRICULAR
Carga Horária e Período de Integralização do Curso
A duração mínima do Curso de Psicologia da FACCE para Formação de Psicólogo será de 4.080 horas, já inclusas as 200 horas de atividades complementares, e para a Licenciatura em Psicologia será de 4.720 horas, também já inclusas as 200 horas de atividades complementares.
O Curso de Psicologia está distribuído em 10 semestres, ao longo dos quais deverá ser cumprida uma carga horária total de 4.080 horas para Formação de Psicólogo e 4.720 horas para Licenciatura em Psicologia. Esta carga horária está distribuída em disciplinas de formação geral, de formação básica, de formação profissionalizante e específica, estágio supervisionado e em outras atividades (trabalho de conclusão de curso e atividades complementares).
O tempo mínimo de integralização do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Psicologia é de 05 (cinco) anos e o máximo de 07 (sete) anos.
Learn about the planning of subjects for training in each period of Psychology
COMPONENTE CURRICULAR | |||
CH Semanal | CH Semestral | Total | |
1o SEMESTRE | |||
Linguagem e Produção de Textos | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Sociologia | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Desenvolvimento na Infância | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Bases Biológicas da Psicologia | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
História da Psicologia | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Processos Psicológicos Básicos I (sensação, percepção, consciência, aprendizagem, memória) | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
SUBTOTAL | 20 h/l | 400 h/l | 400 h/l |
COMPONENTE CURRICULAR | |||
CH Semanal | CH Semestral | Total | |
Antropologia | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Filosofia | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Desenvolvimento na Adolescência | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estatística | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Introdução à Psicologia | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Introdução à Neuropsicologia | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Metodologia do Trabalho Científico | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Processos Psicológicos Básicos II (pensamento, linguagem, motivação, emoção, criatividade) | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
SUBTOTAL | 20 h/l | 400 h/l | 400 h/l |
COMPONENTE CURRICULAR | |||
CH Semanal | CH Semestral | Total | |
Desenvolvimento na Vida Adulta | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Modelos de Pesquisa Psicológica | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia Comportamental | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Teorias e Sistemas Psicológicos I (Psicanálise) | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Teorias e Sistemas Psicológicos II (Fenomenologia) | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Teorias da Personalidade I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
SUBTOTAL (Formação Psicólogo) | 18 h/l | 360 h/l | 360 h/l |
Licenciatura Plena em Psicologia | |||
História da Educação Brasileira | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
SUBTOTAL (Licenciatura) | 20 h/l | 400 h/l | 400 h/l |
COMPONENTE CURRICULAR | |||
CH Semanal | CH Semestral | Total | |
Psicologia e Políticas Públicas | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia Social I | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Realização de Projetos de Pesquisa Psicológica | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Técnicas de Avaliação Psicológica I | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Teorias da Personalidade II | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Teorias e Sistemas Psicológicos III (Cognitivismo) | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
SUBTOTAL (Formação Psicológico) | 18 h/l | 360 h/l | 360 h/l |
Licenciatura Plena em Psicologia | |||
Políticas Públicas e Legislação Educacional | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
SUBTOTAL (Licenciatura) | 20 h/l | 400 h/l | 400 h/l |
COMPONENTE CURRICULAR | |||
CH Semanal | CH Semestral | Total | |
Ética Profissional | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia Escolar I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia Institucional | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia Organizacional e do Trabalho I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia Social II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicopatologia na Infância e Adolescência | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Técnicas de Avaliação Psicológica II | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Estágio Básico I | – | 100 h/l | 100 h/l |
SUBTOTAL (Formação Psicólogo) | 18 h/l | 460 h/l | 460 h/l |
Licenciatura Plena em Psicologia | |||
Didática | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Curricular Supervisionado I (Licenciatura) | – | 80 h/l | 80 h/l |
SUBTOTAL (Licenciatura) | 20 h/l | 580 h/l | 580 h/l |
Psicodiagnóstico4 h/l80 h/l80 h/l
COMPONENTE CURRICULAR | |||
CH Semanal | CH Semestral | Total | |
Psicologia da Saúde | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia Escolar II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia Organizacional e do Trabalho II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicopatologia da Vida Adulta | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Técnicas de Avaliação Psicológica III | 4 h/l | 80 h/l | 80 h/l |
Estágio Básico II | – | 100 h/l | 100 h/l |
SUBTOTAL (Formação Psicólogo) | 18 h/l | 460 h/l | 460 h/l |
Licenciatura Plena em Psicologia | |||
Organização Curricular, Planejamento e Avaliação | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Curricular Supervisionado II (Licenciatura) | – | 80 h/l | 80 h/l |
SUBTOTAL (Licenciatura) | 20 h/l | 580 h/l | 580 h/l |
COMPONENTE CURRICULAR
CH Semanal | CH Semestral | Total | |
Ênfase: Práticas Clínicas – Obrigatória | |||
Clínica Comportamental e Cognitiva I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Clínica Psicanalítica I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Introdução à Prática Clínica I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Práticas Clínicas I | – | 50 h/l | 50 h/l |
Ênfase: Educação e Compromisso Social – Opção 1 | |||
Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades Escolares I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Educação Social I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia, Deficiência e Inclusão Social I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Educação e Compromisso Social I | – | 50 h/l | 50 h/l |
Ênfase: Saúde Mental – Opção 2 | |||
Clínica Preventiva I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Gestão de Pessoas I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Intervenção Familiar e Comunitária I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Saúde Mental e Prevenção I | – | 50 h/l | 50 h/l |
SUBTOTAL (Formação Psicólogo) | 12 h/l | 340 h/l | 340 h/l |
Licenciatura Plena em Psicologia | |||
Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado III (Licenciatura) | – | 80 h/l | 80 h/l |
SUBTOTAL (Licenciatura) | 14 h/l | 460 h/l | 460 h/l |
COMPONENTE CURRICULARÊnfase: Práticas Clínicas – obrigatória
CH Semanal | CH Semestral | Total | |
Clínica Comportamental e Cognitiva II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Clínica Psicanalítica II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Introdução à Prática Clínica II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Práticas Clínicas II | – | 50 h/l | 50 h/l |
Ênfase: Educação e Compromisso Social – Opção 1 | |||
Diagnóstico e Intervenção em Dificuldades Escolares II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Educação Social II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia, Deficiência e Inclusão Social II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Educação e Compromisso Social II | – | 50 h/l | 50 h/l |
Ênfase: Saúde Mental – Opção 2 | |||
Clínica Preventiva II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Gestão de Pessoas II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Intervenção Familiar e Comunitária II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Saúde Mental e Prevenção II | – | 50 h/l | 50 h/l |
SUBTOTAL (Formação Psicólogo) | 14 h/l | 340 h/l | 340 h/l |
Licenciatura Plena em Psicologia | |||
Necessidades Educacionais Especiais e Inclusão Social | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Curricular Supervisionado IV (Licenciatura) | – | 80 h/l | 80 h/l |
SUBTOTAL (Licenciatura) | 14 h/l | 460 h/l | 460 h/l |
COMPONENTE CURRICULAR
CH Semanal | CH Semestral | Total | |
Ênfase: Práticas Clínicas – Obrigatória | |||
Clínica Analítica I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Clínica Fenomenológica I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Clínica de Grupo I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Práticas Clínicas III | – | 50 h/l | 50 h/l |
Ênfase: Educação e Compromisso Social – Opção 1 | |||
Orientação Profissional I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicogerontologia I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicomotricidade e Aprendizagem I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Educação e Compromisso Social III | – | 50 h/l | 50 h/l |
Ênfase: Saúde Mental – Opção 2 | |||
Psicologia Hospitalar I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia Jurídica I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Saúde Mental e Trabalho I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Saúde Mental e Prevenção III | – | 50 h/l | 50 h/l |
SUBTOTAL (Formação Psicólogo) | 14 h/l | 380 h/l | 380 h/l |
Licenciatura Plena em Psicologia | |||
Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico Interdisciplinar | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
SUBTOTAL (Licenciatura) | 16 h/l | 420 h/l | 420 h/l |
COMPONENTE CURRICULAR
CH Semanal | CH Semestral | Total | |
Ênfase: Práticas Clínicas – Obrigatória | |||
Clínica Analítica II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Clínica Fenomenológica II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Clínica de Grupo II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Práticas Clínicas IV | – | 50 h/l | 50 h/l |
Ênfase: Educação e Compromisso Social – Opção 1 | |||
Orientação Profissional II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicogerontologia II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicomotricidade e Aprendizagem II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Educação e Compromisso Social IV | – | 50 h/l | 50 h/l |
Ênfase: Saúde Mental – Opção 2 | |||
Psicologia Hospitalar II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Psicologia Jurídica II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Saúde Mental e Trabalho II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
Estágio Supervisionado em Saúde Mental e Prevenção IV | – | 50 h/l | 50 h/l |
SUBTOTAL (Formação Psicólogo) | 14 h/l | 380 h/l | 380 h/l |
Licenciatura Plena em Psicologia | |||
Gestão Educacional | 2 h/l | 40 h/l | 40 h/l |
SUBTOTAL (Licenciatura) | 16 h/l | 420 h/l | 420 h/l |
Atividade Complementar | 200 h/l | ||
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO (Formação de Psicólogo) | 3.880 h/l | 4.080 h/l | |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO (Licenciatura) | 4.520 h/l | 4.720 h/l |
Carga Horária (Formação Psicólogo) | Hora aula |
(1) CH de disciplinas presenciais | 3.280 h/l |
(2) CH de Estágio Supervisionado | 600 h/l |
(3) CH de Atividades Complementares | 200 h/l |
Carga horária total do curso (1) + (2) + (3) | 4.080 h/l |
Carga Horária (Licenciatura) | Hora aula |
(1) CH de disciplinas presenciais | 3.600 h/l |
(2) CH de Estágio Supervisionado | 920 h/l |
(3) CH de Atividades Complementares | 200 h/l |
Carga horária total do curso (1) + (2) + (3) | 4.720 h/l |
Take the first step towards the beginning of your career
Mensalidade
Com a bolsa de 50% do Programa Talentos do Futuro*Curso de Psicologia CESPU Europa
Campus Pernambuco
-
Laboratórios inovadores e bem equipados
-
Professores com alta qualificação
-
Network internacional
*Oferta não-cumulativa, exclusiva para alunos que ingressarem na seleção 2023.1, sujeita à disponibilidade de vagas, válida por tempo limitado e indisponível para estudantes do FIES e do PROUNI.
**Mensalidades pagas após o dia 5 de cada mês terão o valor de R$ 675,00.
Venha estudar na CESPU com a bolsa do FIES
O FIES agora é aceito como forma de pagamento. Assim você consegue financiar seu curso e só precisará pagar quando se formar.
Location
Faculdade CESPU Europa
Estr. da Batalha, 1200 – Jaboatão dos Guararapes – PE, 54313-570